Pino odontológico recupera funcionalidade dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quando o pino odontológico é indicado pelos profissionais da área da odontologia

Durante tratamentos odontológicos, como a aplicação de implantes dentários, os profissionais utilizam o pino odontológico.

Ele é um recurso que pode ser produzido a partir de diferentes materiais. Após uma avaliação do quadro clínico do paciente, o profissional escolhe qual o pino odontológico mais adequado.

O pino odontológico é um material utilizado para recuperar a estética e funcionalidade dos elementos dentários comprometidos.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o uso do pino odontológico. Vamos começar?

Principais Tipos de Pino Odontológico

Os pinos odontológicos podem se apresentar em diferentes formas. Por isso, vamos conhecer os principais tipos de pino odontológico!

Pinos de Metal

Os pinos de metal são colocados para ajudar com a fixação de implante dentário. O principal pino metálico é o de titânio. Esse material é leve, forte, resistente e tem pouca rejeição pelo organismo.

Pinos de Fibra de Vidro

O pino de fibra de vidro é um tipo de material utilizado durante os tratamentos restauradores. Ele serve para sustentar o dente e conservar o material restaurador. Eles são indicados para:

  • Pós tratamentos endodônticos;
  • Restabelecer a funcionalidade do dente restaurado;
  • Restabelecer a estética do dente restaurado;
  • Minimizar possíveis fraturamentos; e
  • Estruturas dentárias com mais de 2 mm de férula.

Pinos de Fibra de Carbono

Os pinos de fibra de carbono são indicados para os elementos dentários que apresentam canal radicular obturado, assim como uma necessidade de restauração coronária indireta.

Qual o Tempo de Duração de um Pino?

Muitos pacientes têm a dúvida sobre quanto tempo dura um pino no dente. No entanto, a resposta não é exata. Cada material tem uma duração diferente.

Além disso, os cuidados que o paciente tem com o pino influenciam na vida útil do dispositivo.

Diferenças Entre Pivô, Coroa e Jaqueta

Os pinos dentários possibilitam que alguns tipos de próteses sejam inseridas na cavidade bucal.

Um dos mais conhecidos é o pivô. No entanto, muitas pessoas podem acabar se confundindo entre os tipos de próteses. Por isso, vamos fazer a diferenciação entre eles:

  • Pivô: é um tipo de prótese colocado com o auxílio de um pino inserido no interior da raiz. Por isso, é importante que a raiz do dentes seja preservada;
  • Coroa dentária: tipo de prótese que substitui toda a coroa natural do dente ou apenas uma parte danificada. Em alguns casos também é colocada sobre um implante para dar um formato mais natural. Pode ser produzida por meio do ouro, ligas metálicas, acrílico e porcelana, por exemplo; e
  • Jaqueta: essa prótese é considerada a mesma que a coroa. Ou seja, o procedimento é o mesmo. No entanto, o termo encontrou em desuso na área odontológica. Os profissionais consideram que a jaqueta equivale a coroa total.

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, marque uma consulta com o profissional de confiança. Com isso, você entende qual pino odontológico e qual prótese são os mais indicados para o seu quadro clínico.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.