Benefícios do tratamento piezoelétrico na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça todas as vantagens e desvantagens dessa moderna técnica odontológica

A odontologia está em constante evolução, buscando prevenir e tratar todas as doenças da forma menos invasiva possível. A partir dessa ideia é que surgiu o tratamento piezoelétrico.

O método piezoelétrico surge como uma alternativa moderna às cirurgias odontológicas tradicionais, realizadas com instrumentos rotatórios e cortantes.

O tratamento piezoelétrico se utiliza de vibrações ultrassônicas para promover as alterações desejadas em nossos ossos ou gengivas e é indicada principalmente em situações de extrações dentárias.

Como exemplo, temos as extrações do dente do siso, cirurgias de enxerto, plastia óssea, remoção de cistos, implantes, entre diversas outras técnicas odontológicas.

O que é um aparelho piezoelétrico?

O aparelho piezoelétrico não é nada mais que uma máquina de ultrassom. Trata-se da mesma tecnologia utilizada em sessões de profilaxia e remoção do tártaro dental.

O mecanismo produz uma vibração extremamente específica. Desse modo, é capaz de cortar apenas o tecido desejado pelo cirurgião-dentista.

Inicialmente, aparelhos piezoelétricos eram utilizados somente em cirurgias ortopédicas específicas. Somente em 2002, na Alemanha, o primeiro instrumental piezoelétrico foi usado na odontologia.

Quais são as vantagens de um aparelho piezoelétrico?

Como já dissemos, a voltagem e frequência desse tipo de aparelhagem fazem com que ele realize um corte seletivo. Por exemplo, é possível que o profissional corte um osso e ainda assim consiga preservar todos os tecidos moles.

Essa característica é uma vantagem extremamente importante. Afinal, o aparelho pode ser usado em cirurgias próximas ao nervo mandibular, ao assoalho do seio maxilar ou qualquer estrutura que precise ser preservada.

Fora isso, o instrumento possui uma ponta, chamada de osteótomo, que produz vibrações ultrassônicas.

Essas vibrações são responsáveis causar um efeito cavitacional, que é impulsionado por um spray de soro fisiológico, que irriga e resfria o local onde será feita a incisão óssea.

Assim, essa irrigação gera um campo cirúrgico livre de sangue, possibilitando uma fácil visualização e isentando os risco de o osso necrosar por aquecimento.

Normalmente, para esse tipo de cirurgia eram utilizadas brocas. Porém, essa modalidade arcaica pode gerar queimaduras ósseas seguidas de necrose, comprometendo o resultado final de todo o procedimento.

Além disso, as cirurgias tradicionais podem gerar extremo desconforto o paciente. A utilização de brocas e cinzéis cortantes não é bem recebida por eles, uma vez que fazem bastante barulho, além de proporcionarem vibração e pressão local.

Diversos estudos ainda demonstram que a recuperação de um paciente é muito mais tranquila quando feita com o ultrassom odontológico.

Isso acontece pois a cicatrização óssea é impulsionada, e como não há tanto aquecimento, são menores as chances de ocorrer algum edema.

Existe alguma desvantagem do tratamento piezoelétrico?

Como qualquer técnica odontológica, aqui também é possível encontrar algumas limitações. O custo do aparelho costuma ser bastante elevado, além de exigir uma curva de aprendizado para saber utilizá-lo corretamente.

Além disso, o tempo de cirurgia não é otimizado, sendo até mesmo mais demorado que em tratamentos convencionais.

Independentemente disso, o procedimento piezoelétrico surgiu na área da saúde para facilitar a prática clínica e melhorar o conforto durante e após a cirurgia do paciente.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.