Pescoço tem algum tipo de relação com a Odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Parte da anatomia do corpo humano, uma leve dor ou incômodo na região podem significar algo inesperado

Você provavelmente já passou por alguma situação envolvendo um desconforto no pescoço, não é mesmo? Seja por movimentos bruscos ou até mesmo um mau jeito enquanto dormia.

Dessa forma, é importante saber um pouco mais sobre o pescoço e sua importância para a anatomia da cabeça e da face. Principalmente, caso ocorra algo na região.

O pescoço, também conhecido como colo, é uma parte do corpo, mais especificamente da família dos vertebrados. Ele tem como principal função unir a cabeça ao tronco.

Neste artigo iremos explicar tudo sobre ele e as importantes estruturas que o compõem!

Anatomia do Pescoço

O pescoço é formado por sete vértebras cervicais que têm uma ligação direta com o crânio, com as clavículas e também com a coluna vertebral.

Entretanto, seu conteúdo é todo agrupado em quatro espaços cervicais que são também chamados de compartimentos. São eles:

  1. Um compartimento vertebral: contém as vértebras cervicais e os músculos posturais;
  2. Um compartimento visceral: contém glândulas (tireoide, paratireoide e timo), a laringe, faringe e a traqueia;
  3. Dois compartimentos vasculares: contém a artéria carótida comum, a veia jugular interna e o nervo vago, em cada lado do pescoço.

A anatomia da cabeça e pescoço são muito parecidas e ambos até compartilham de algumas mesmas estruturas.

Porém, existem também as importantes características que estão em seu interior e têm funções fundamentais, por exemplo, a articulação do pescoço. Elas se compõem por:

Precisamos lembrar sempre que é uma área muito sensível. Isso se deve ao fato de que, caso qualquer uma dessas estruturas se parta, a pessoa pode vir a morte.

Uma vez que é interrompida então a comunicação entre o corpo e o cérebro.

Dor no Pescoço

Sem precisar de muito alarde, a dor no pescoço é algo muito comum e que pode ter diferentes causas. Porém, é preciso atentar-se a alguns detalhes. Os principais motivos que podem causá-la são:

  1. Um caso de tensão muscular;
  2. Torcicolo;
  3. Artrose;
  4. Hérnia de disco cervical;
  5. Após algum trauma ou acidente;
  6. Artrite Reumatóide;
  7. Meningite;
  8. Câncer

Nesses últimos casos mais graves, como câncer e meningite, é preciso dar mais atenção. Por isso, caso a dor dure mais de uma semana e nenhum tipo de compressa ou analgésicos aliviem, procure um médico.

Pescoço e a Odontologia

Uma grande curiosidade é que o cirurgião-dentista é um dos profissionais da saúde muito importantes no tratamento de problemas na região.

Um câncer na área do pescoço, por exemplo, exige que o paciente tenha certos cuidados e uma higiene bucal mais rígidos que o normal.

Dessa forma, a cabeça e pescoço são duas estruturas que têm total ligação com a odontologia, uma vez que muitos dos tratamentos envolvem também consultas com os profissionais de odonto.

Por isso, é fundamental que os pacientes saibam que seu dentista pode ser acionado e procurado em casos de dores incomuns no pescoço. Não deixe nenhum detalhe passar!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!