PACIENTES

Pericementite apical aguda: perigo para a saúde bucal

Pericementite apical aguda: perigo para a saúde bucal

Confira aqui como a pericementite apical aguda atinge a cavidade bucal

O periápice é formado pelo cemento, ligamento e osso alveolar. Todos esses elementos são importantes para a atividade adequada e normal da nossa boca. Por isso, é importante estar atento a qualquer alteração nessa região. Uma das possíveis alterações é a manifestação da pericementite apical aguda.

O nome pode soar estranho e até preocupante. No entanto, fique tranquilo! Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre essa alteração. Mas, afinal, o que é a pericementite apical aguda?

A pericementite apical aguda é uma alteração na região periapical. Ela resulta na inflamação aguda dos tecidos que estão perto do ápice radicular do dente.

Sintomas da Pericementite Apical Aguda

Alguns dos sintomas mais frequentes manifestados pelos pacientes são:

  • Dor constante;
  • Dor pulsátil;
  • Mobilidade dental;
  • Sensibilidade à palpação; e
  • Sensibilidade dentária;

Mas, lembre: os sintomas variam de paciente para paciente. Por isso, é sempre bom estar atento e fazer visitas ao seu dentista de confiança.

O que causa a pericementite apical aguda?

A periodontite apical aguda, outro nome para as pericementites, pode ter diversas causas.

Uma delas é a microbiana. Ou seja, a periodontite apical pode se desenvolver por conta da presença microbiana na nossa boca.

Quando há a proliferação e agentes nocivos para a saúde bucal, ocorre a inflamação no pericemento. Assim, é importante cuidar da higiene oral para evitar a infecção.

Outra causa frequente da inflamação é o trauma. Os traumas são qualquer colisão e pancada que atingem a nossa boca. Assim, as inflamações são comuns de se manifestarem depois de choques agressivos.

Além dessas causas, você sabia que os medicamentos também podem causar a inflamação? Pois é, doses inadequadas, automedicação e reações adversas aos medicamentos podem alterar a saúde da região periapical.

Devo procurar por qual especialista em caso de Pericementite Apical Aguda?

Para tratar da melhor forma a pericementite, é preciso que você até um especialista. Ele é o endodontista.

Com o exame clínico, que inclui a anamnese e o exame físico, o profissional especializado faz o diagnóstico certeiro.

Melhores tratamentos para Pericementite Apical Aguda

Por ser uma alteração agressiva, o paciente deve passar por um tratamento o mais rápido possível.

Como já vimos, há três principais causas para as alterações periapicais: microbiana, a traumática e o consumo de medicamentos. Por isso, cada causa envolve um tratamento diferente.

Nos casos de inflamação por conta dos micróbios, o paciente passa por um tratamento endodôntico.

O tratamento endodôntico é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais. Assim, os micróbios são eliminados e o dente pode ser recuperado.

Já nos casos de inflamação por causa traumática, os pacientes passam por um ajuste oclusal.

Quando a infecção é causada por medicamentos, o paciente deve tomar remédios anti-inflamatórios. Além disso, em alguns casos é preciso fazer o ajuste oclusal e uma reintervenção no consumo dos medicamentos.

Como me prevenir?

Para evitar a alteração, tome conta da sua higiene bucal! Escove os dentes, passe o fio dental e use enxaguante bucal.

Além disso, tente se proteger contra possíveis traumas na boca. Use protetores bucais quando for fazer esportes, por exemplo.

Fique sempre atento para quais remédios você está tomando!

E, não se esqueça: faça visitas regulares ao seu dentista de confiança. Assim, você pode conversar com ele e tirar suas dúvidas sobre a pericementite apical aguda.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também