Uma das regiões mais importantes para a saúde do dente, o periápice apresenta patologias, mas boas respostas a tratamentos
Conhecer as estruturas da boca é um dos caminhos para prevenção. Afinal, não cuidamos daquilo que sequer conhecemos, certo? Por isso, esse artigo traz uma das regiões mais importantes dessa região: o periápice.
Para entender a importância dessa dimensão, vamos esclarecer: o que é periápice, suas funções e patologias associadas. E claro, também vamos te ensinar todas as dicas para tratamento e prevenção!
O periápice é o nome dado a uma região acima da porção apical da raiz. Essa região é composta pelos tecidos do cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.
Funções do Periápice
Como o periápice do dente é uma região que envolve muitos tecidos, suas funções são diversas. Podemos defini-las em grandes grupos principais, como:
- Sustentação;
- Inserção;
- Nutrição;
- Nervos;
- Defesa.
Por isso, essa região do periápice dental deve estar sempre saudável e bem cuidada. Irritações nessa área podem comprometer praticamente todas as funções do dente.
Como checar a saúde do periápice
O cirurgião-dentista deve ficar atento nas radiografias odontológicas. São elas que irão apontar alterações nos tecidos que denunciam possíveis irritações ou inflamações.
Na radiografia, o cirurgião-dentista deve estar atento aos seguintes detalhes do ápice:
- Ápice completamente formado;
- Ápice incompletamente formado;
- Ápice afilado;
- Ápice truncado;
- Ápice reabsorvido;
- Ápice espessado (cemento).
Patologias associadas ao periápice
Infelizmente, muitas doenças bucais podem acontecer nesses tecidos. Sabemos que existem quatro motivos que geram patologia na região periapical:
- Agentes químicos irritantes;
- Infecções da polpa dentária causada por cárie dental;
- Infecções bacterianas de outras origens;
- Traumas.
Separamos algumas das doenças comuns que atacam essa região:
- Abscesso Apical;
- Abscesso Alveolar Agudo;
- Abscesso Crônico;
- Cistos: cisto apical, cisto radicular e cisto periapical;
- Granulona Apical: também conhecida como granuloma periapical ou periodontite apical crônica;
- Pericimentite apical aguda ou periodontite apical aguda.
Como prevenir e tratar as doenças no periápice
Como podemos notar, as doenças na região periapical tem diversos motivos evitáveis. Por isso, sua prevenção consegue ser feita com grande eficácia.
A maior tática de prevenção é a higienização oral completa. Essa higienização deve ser feita com: três escovações diárias, uso de fio dental diário e uso de enxaguante bucal diário.
Uma recomendação é que se tome mais cuidado com a escovação noturna, a mais importante das três. Além disso, as visitas regulares ao dentista são essenciais para a realização de uma limpeza completa e profissional.
E falando em visitas ao dentista, não podemos nos esquecer de realizar radiografias odontológicas com regularidade para um check up completo da saúde bucal.
Quanto aos tratamentos, o cirurgião-dentista deve avaliar aquele que mais se encaixa nas necessidades do paciente.
Por existir uma gama diversas de causadores e de doenças periapicais, cada caso pode ser atendido de forma completamente diferente, mesmo que a mesma região tenha sido atacada.
Agora você conhece mais detalhes sobre o periápice, essa região tão importante na estrutura bucal. Mais uma vez, percebemos a importância dos cuidados bucais para a manutenção da saúde bucal. Por isso, nada de esquecer as escovações!