Perda auditiva no consultório? Saiba como evitar esse problema!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Exposição a ruídos prejudica a audição de profissionais da odontologia

Existem aqueles que nascem sem audição, e outros que a perdem com o decorrer do tempo. A perda auditiva não é algo incomum e pode afetar qualquer pessoa.

Você sabia que um dos riscos que o dentista corre em seu ambiente de trabalho é a perda auditiva? Por isso, neste artigo vamos explicar quais as razões que causam esse problema e como evitá-lo.

Perda auditiva é um perigo para os profissionais que atuam diariamente em consultórios odontológicos. Isso porque ela pode ser induzida pelos ruídos advindos dos equipamentos e acessórios.

Como a existência de ruído é frequente em diversas áreas do trabalho, esse problema é o mais comum entre aqueles que são provenientes de causas ocupacionais.

Por isso, sua designação recebe até mesmo um nome específico: PAIR ou perda auditiva induzida por ruídos.

Causas da perda auditiva ocupacional

A principal causa da perda de audição por motivos ocupacionais é a exposição frequente a diversos ruídos intensos. Para afetar negativamente a saúde do profissional, os ruídos devem circular entre as frequências de 3.000 a 6.000Hz.

Essas frequências provocam uma pressão sonora que causa alterações neuros sensoriais na pessoa afetada. Isso significa que a perda auditiva também é um grande perigo para os dentistas.

Nesses casos, os ruídos que mais oferecem risco à audição são aqueles produzidos por:

Isso acontece porque, em geral, o profissional é exposto a esses ruídos de maneira contínua.

Ainda, existem outros ruídos ambientais que também afetam a audição e, consequentemente, podem agravar o desenvolvimento da doença.

Entre alguns exemplos de ruídos ambientais podemos citar: barulhos produzidos por aparelhos televisores, rádios, ou até mesmo por carros no trânsito.

Como acontece a perda auditiva?

A principal característica dessa doença é que ela acontece de forma progressiva. Além disso, como já dito anteriormente, outra característica importante da PAIR é sua irreversibilidade.

Em geral, o problema pode chegar a se desenvolver por 10 a 15 anos. Durante esse tempo, é possível que a pessoa nem ao menos se dê conta do acometimento.

Isso porque ela se adapta às novas condições de sua audição, sem perceber que a está perdendo.

Além da perda gradativa de audição, a perda da audição do dentista pode ser acompanhada por outros sintomas prejudiciais à saúde.

Esses sintomas podem ser neurológicos, como depressão, irritabilidade, ansiedade, dificuldades de concentração e distúrbios do sono.

Alem disso, o paciente pode desenvolver até mesmo transtornos cardiovasculares e outras doenças como a hipertensão.

Como evitar a perda auditiva no consultório?

A medidas de prevenção servem para evitar que os profissionais da odontologia passem pelo problema da perda auditiva.

Uma boa dica, por exemplo, é evitar o uso de  dois equipamentos que produzam barulho ao mesmo tempo. Dessa maneira, a frequência sonora que chegará aos ouvidos do dentista diminui.

Além disso, o profissional deve ficar atento ao comprar os seus equipamentos. No mercado, já existem alguns que visam a produção de menos ruído.

É indicado que o dentista mantenha os equipamentos ruidosos isolados, sempre que possível.

O uso de protetores de ouvido, que são um dos Equipamentos de Proteção Individual, podem ser muito útil para quem busca impedir o desenvolvimento do problema.

Por fim, é sempre bom lembrar a importância de realizar exames audiométricos de 6 em 6 meses. Assim, é possível verificar a existência de perda auditiva.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!