Peças de mão são indispensáveis na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira os procedimentos que usam as peças de mão e aprenda como fazer a higienização

Os profissionais da área da odontologia sempre precisam de instrumentos específicos para fazer procedimentos clínicos e cirúrgicos. Entre as ferramentas essenciais para a rotina do especialista estão as peças de mão.

Mas, afinal, o que são as peças de mão?

As peças de mão são ferramentas odontológicas metálicas. Essas ferramentas são indicadas para procedimentos cirúrgicos, perfurações, cortes ósseos e traumatológicos.

Principais peças de mão

Cada uma das peças odontológicas existentes no mercado tem as mesmas funções. O que diferencia as ferramentas é o jeito como elas são confeccionadas.

Cada uma é produzida com uma curvatura e apoio de mão diferentes. Entre os instrumentos estão os de:

  • Reta longa;
  • Reta curta;
  • Reta multiplicadora
  • Angulada; e
  • Angulada multiplicadora.

Devo levar em conta quais aspectos na hora da compra?

As características da peça de mão odontológica devem ser levadas em consideração quando o profissional for às compras.

É importante que a peça tenha um visual moderno e harmonioso. É assim que ele vai chamar a atenção de clientes e parceiros.

Além disso, é essencial que a ferramenta odontológica seja resistente, tenha o peso ideal para o dentista e não desgaste com facilidade.

O profissional deve analisar com cuidado o produto. Isso porque é importante que o especialista tenha uma visão perfeita dos dentes e das outras estruturas bucais durante os procedimentos odontológicos.

Assim, o material odontológico precisa estar confeccionado de um jeito adequado e seguro.

Além dessas características, o profissional precisa analisar a aderência e a estabilidade da peça. Materiais com maior estabilidade são essenciais, uma vez que é a mão do operador que estará apoiada ali.

Outros aspectos para se observar são: a rotatividade das esferas, qual o material das esferas, qual a vida útil, quais são os níveis de vibração das esferas e qual o nível dos ruídos.

Como fazer a higienização das peças?

É essencial que você faça uma manutenção regularmente dos seus produtos odontológicos. E, com as peças odontológicas não poderia ser diferente!

A higienização correta é ideal para a maior durabilidade do material. Por isso, separamos algumas dicas para você.

Leve as peças para a autoclave, que é uma máquina que esteriliza os materiais não descartáveis. Mas, fique atento para não desgastar as peças!

Um dos passos mais importantes é lubrificar as suas peças. É preciso que você lubrifique o material antes de colocar ele na autoclave.

Isso porque a autoclavagem compromete a rotatividade e o uso adequado da pinça. Então, é preciso fazer a lubrificação para a peça não desgastar.

Não é indicado usar produtos que são agressivos, porque eles desgastam a peça. As reações químicas interferem na vida útil do equipamento.

Por isso, opte por água morna, detergentes suaves e outras soluções que não oxidam o produto odontológico.

Antes da autoclave, passe um álcool a 70% apenas na parte externa da ferramenta. Faça esse processo com o auxílio de uma escova.

Assim, os detritos e camadas aderentes são removidos e evitados. Pronto, suas peças de mão ficam longe da proliferação de bactérias!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.