EMPRESAS

Pasta de dente vegana é uma boa alternativa? Descubra!

Pasta de dente vegana é uma boa alternativa? Descubra!

Mais do que uma moda passageira, a pasta de dente vegana pode trazer benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente

O grande número de pessoas aderindo ao estilo de vida vegano mostra que ele já não é uma moda passageira, mas sim uma mudança cultural. No odontologia, produtos como a pasta de dente vegana também crescem no mercado.

Um dos princípios do veganismo é não consumir absolutamente nada de origem animal. Portanto, optar pela pasta de dente vegana é uma maneira de se manter dentro dos padrões estipulados.

A pasta de dente vegana não contém flúor, umectantes e emulsificantes de origem animal e não é testada em animais. Ao contrário, pode ser feita em casa a partir de matérias-primas orgânicas. Mas afinal, tem diferença?

Para uma higiene mínima e completa da boca, o ato da escovação dos dentes é o que importa. O creme dental utilizado é como uma fórmula coadjuvante, que reforça a ação e garante um hálito fresco.

Como todo produto, sendo ele vegano ou não, a experiência acaba sendo pessoal e subjetiva. A questão da abrasão, do uso ou não do flúor, do sabor e do preço são alguns dos pontos que podem ser levantados.

O veganismo se baseia na censura à exploração e ao abuso animal. Veganos não consomem produtos animais, que vão desde carnes até aos componentes dos produtos básicos de higiene.

Portanto nada mais justo do que optar pelo creme dental vegano para a higienização dos dentes.

Prós e contras da Pasta de Dente Vegana

Assim, confira abaixo alguns pontos que podem ser benéficos ou não para cada um:

  • Flúor – a pasta de dente orgânica caseira não têm flúor, ao contrário dos cremes tradicionais. Essa é uma substância importante para a manutenção da saúde bucal. Assim, outras fontes de ingestão do elemento se tornem fundamentais para que haja um balanço.
  • Funcionalidade – limpeza da região bucal independe do uso de cremes dentais orgânicos ou não, sendo que a boa escovação pode ter resultados excelentes usando produtos de origem animal ou não. A escovação deve ser feita com frequência e deve ser associada ao uso do fio dental. Além disso, visitas regulares ao dentista de confiança são recomendadas.
  • Sabor – o sabor da pasta de dente vegana pode ser salgado e estranho. Muitas vezes está relacionado ao bicarbonato de sódio, ou sem sabor nenhum. Uma alternativa é adicionar adoçantes naturais, como stevia e óleos essenciais como o de hortelã, para melhorar o uso.
  • Abrasão – substância abrasivas são aquelas utilizadas para polir ou limpar outros materiais, sendo de origem sintética ou natural. Assim, se a receita for caseira, alguns produtos comumente usados como cúrcuma, bicarbonato de sódio ou argila podem ser bastante abrasivos ao esmalte dental, provocando alguns danos à saúde bucal. Por isso, é preciso cuidado na hora de realizar a higienização de forma caseira.
  • Sustentabilidade – produtos de origem vegana, sem uma exploração animal, estão mais preocupados com seu impacto no mundo de maneira geral. A sustentabilidade que toda a cadeia de produção do produto orgânico engloba acaba passando por várias áreas e tem um cuidado com os impactos negativos que poderão gerar, tentando beirá-los a zero.
  • Custo-benefício do produto – a pasta de dente vegana pode ser mais barata se feita em casa. Com a matéria prima o custo pode ser nulo. Porém, as industrializadas podem ter preço comum às normais ou até serem mais caras. A dica é ficar de olho em locais especializados ou tentar fazer um creme dental caseiro.
ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também