PACIENTES

Qual a pasta de dente ideal? Conheça as suas funções!

Qual a pasta de dente ideal? Conheça as suas funções!

Apesar de presente do nosso dia a dia, a pasta de dente continua um mistério para muitos

Algumas coisas se tornam parte da nossa rotina e acabam se tornando banais. São coisas tão comuns, que nós deixamos de pensar em trocar a marca, o tipo ou o sabor. É o que acontece com a pasta de dente.

A pasta de dente está presente desde o nosso primeiro dente. Mas você realmente sabe o porquê devemos usar pasta de dente? Quais são suas funções, vantagens e desvantagens?

Pasta de dente é um produto usado para limpeza dos dentes. Basicamente, é ela quem garante a limpeza da sua boca, assim como o fortalecimento dos dentes e a proteção contra doenças. A pasta não deve ser usada sozinha – para sua total eficácia, deve ser utilizada junto da escova de dentes e outros produtos, como o fio dental.

Qual o tipo certo de pasta de dente?

Existem dezenas de cremes dentais nas prateleiras de mercados e farmácias. Existem sabores e preços para todos os gostos e bolsos. No entanto, no meio de tantas opções, fica a dúvida: existe um tipo certo de pasta de dente?

Para responder essa pergunta, devemos primeiro descobrir qual tipo de pasta precisamos. Como anda a saúde dos seus dentes? Eles são sensíveis? Amarelados?

Para cada situação, uma pasta é mais recomendada. Listamos os problemas mais comuns nos dentes e qual a pasta ideal para cada um deles.

Para manter a saúde bucal

Seus dentes estão saudáveis e você quer manter dessa maneira? Teve uma cárie recentemente? Nos dois casos, a melhor saída é investir em uma pasta de dente com flúor.

Agora, você pensou: Todas as pastas que eu conheço tem flúor! Qual a melhor?

Nesse caso, você deve analisar as vantagens oferecidas por cada uma. Proteção extra contra cárie? Proteção contra doenças da gengiva? Combate a placas bacterianas?

Você deve avaliar qual é sua maior deficiente bucal para essa escolha. Claro, você também deve sempre variar na escolha. Então comprar uma pasta de cada tipo é uma boa escolha, já que ao longo do tempo você fortalece sua boca dos mais diversos problemas bucais!

Caso você tenha algum problema específico nos dentes, vale perguntar ao seu dentista qual ele recomenda mais. Tudo pela sua saúde bucal!

Para os dentes sensíveis

Nós já conversamos sobre sensibilidade nos dentes aqui. Na maioria dos casos, eles são causados por uma deficiência no esmalte dentário.

É importante que você busque um dentista para se certificar de que o problema pode ser resolvido apenas com um cuidado extra na higienização ou se o problema é maior.

Caso apenas os cuidados caseiros sejam suficientes, então você deve investir em uma pasta de dente com flúor e específica para dentes sensíveis.

Esse creme dental terá todos os ingredientes para fortalecer seu dente e garantir o fim da sensibilidade.

Para os dentes amarelos

Infelizmente, apenas cremes dentais não clareiam o dente. Eles precisam ser combinados com procedimentos mais complexos, feitos pelo seu dentista.

No entanto, alguns cremes dentais com ações branqueadoras podem ajudar a tirar pequenas manchas e servir como manutenção após um procedimento de clareamento.

É importante ressaltar que essas pastas clareadoras não devem ser usadas em excesso. Como são mais agressivas, elas podem retirar muito da camada protetora do dente, o esmalte.

Isso deixa os dentes sensíveis e suscetíveis a doenças, como a cárie. Por isso, intercale seu uso com o uso de uma pasta de dente comum, com ações fortalecedoras.

Com ou sem flúor?

Quando conversamos sobre a saúde bucal dos bebês, nós falamos sobre a pasta de dente sem flúor. Ela só é indicada para bebês até dois anos de idade. No entanto, muitos dentistas não aconselham seu uso em nenhuma idade.

O flúor é um dos maiores protetores e fortalecedores do dente. Seu uso em excesso pode causar danos aos dentes e ao organismo, por isso a recomendação é que não se use em excesso ou ingira os cremes dentais.

Gostou de saber mais sobre a pasta de dente? Não esqueça de que ela é apenas uma parte da sua higienização e deve ser combinada com boas escovas e outros cuidados bucais!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também