Entenda o que é osteoplastia e como ela funciona

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Hoje em dia é comum que existam diversas inovações na medicina – e na odontologia não é diferente, sendo aqui onde a osteoplastia entra.

Mas você sabe o que é a osteoplastia, como ela é aplicada e qual é a relação que essa área possui com a odontologia?

Osteoplastia é um ramo da medicina que tem como foco realizar processos cirúrgicos que visam reparar a parte do osso que foi destruída ou quebrada.

É válido dizer que via de regra esta não é uma área que os dentistas possuem conhecimento ou realizam os procedimentos cirúrgicos.

Existem também casos nos quais as duas áreas se interligam e trabalham em conjunto, podendo resolver diversos problemas bucais que envolvem principalmente os ossos.

Qual é a relação da osteoplastia com a odontologia?

A aplicação da osteoplastia em odontologia se dá como fator antecessor a alguns procedimentos cirúrgicos, sendo a osteoplastia de mandíbula a mais utilizada.

Essa técnica pode ser aplicada como auxílio quando o paciente possui uma fratura óssea causada por alguns problemas específicos e irá realizar uma cirurgia para reverter esse quadro.

Dessa forma, confira abaixo quais são os problemas que podem gerar uma fratura e necessitar um tratamento por meio desse procedimento:

  • Prognatismo mandibular;
  • Fratura Le Fort, podendo ser no maxilar inferior e na região ao redor do nariz ou um deslocamento da face média do crânio;
  • Micrognatismo;
  • Laterognatismo, que é quando o queixo apresenta desvio para o lado, podendo causar um aumento mandibular em um dos lados.

Apesar de termos falado antes que são áreas distintas da medicina, existem casos em que os dentistas buscam a ajuda um profissional da osteoplastia e até casos de cirurgiões bucomaxilofaciais que realizam o procedimento.

Esse é o caso da osteoplastia mandibular, que é mais aconselhada a  ser feito por um cirurgião bucomaxilofacial por se tratar de um local que possui direta influência sobre a odontologia.

Mas quando o dentista recebe informações de profissionais da área de reparo ósseo, elas possuem um foco de fazer com que os ossos, membranas e fluidos do rosto funcionarem plenamente.

Isso se dá porque esse segmento da medicina analisa o corpo por inteiro, buscando a harmonia e o bom funcionamento corporal.

Diferença entre osteoplastia e osteotomia

A diferença entre os dois se dá no local do corpo onde é realizada a cirurgia e também nas finalidades próprias que cada área possui.

Na osteotomia, o procedimento normalmente é feito nos membros de locomoção e tem como objetivo corrigir ou restaurar deformidades esqueléticas, ao invés de restaurar ossos danificados.

Essas deformações no esqueleto podem ser causadas pelos mais diversos fatores, sendo elencados principalmente:

  • Anormalidades que o paciente já nasceu possuindo;
  • Anomalias que foram adquiridas ao longo dos anos;
  • Desgaste dos ossos.

O intuito é garantir o alinhamento do membro com o resto do corpo de forma que o osso que antes apresentava alguma deformidade não acabe gerando outros problemas.

Dessa maneira, a diferença entre ambos se dá principalmente da seguinte forma: enquanto a osteotomia visa melhorar a função e a mobilidade do paciente, a osteoplastia visa recuperar o osso.

Na aplicação para a odontologia, a diferença é: no primeiro procedimento, é feita a remoção do tecido ósseo que sustenta os dentes. No segundo procedimento, o suporte é mantido.

Agora que você sabe mais sobre a osteoplastia, não há o que temer quanto a alguns procedimentos odontológicos.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.