Osteoma pode causar assimetria facial e má oclusão dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tumor ósseo é bastante comum e pode ser assintomático

Você realiza uma consulta de rotina com o seu dentista de confiança como sempre fez durante a vida toda. Mas dessa vez ele diz que você possui um osteoma. E agora, o que fazer?

A anomalia é uma lesão solitária e quase assintomática. O portador sente dor ou incômodo apenas quando pressiona os dentes mais próximos à região afetada pela osteoma.

O osteoma é um tumor ósseo benigno derivado da proliferação óssea esponjosa ou compacta. A anormalidade se desenvolve na região do crânio e costuma acometer principalmente pessoas do sexo masculino.

Em relação a idade, podemos dizer que afeta principalmente adolescentes e adultos. A enfermidade se manifesta entre 14 e 58 anos de idade, sendo mais recorrente, em média, aos 30 anos.

Existe ainda uma variação da doença que recebe o nome de osteoma osteoide. Este, por sua vez, se manifesta principalmente nas pernas, na extensão da tíbia e do fémur.

Um fato curioso é que cerca de 14% de todos os tumores ósseos registrados são osteomas osteoides. O tumor ocorre principalmente entre o décimo e vigésimo ano de vida e é duas vezes mais frequentemente em homens.

Causas e Sintomas do Osteoma

A verdade é que as causas do osteoma ainda são pouco conhecidas. Contudo, diversos estudiosos sugerem que o problema seja desencadeado por fatores infecciosos, traumáticos ou embriológicos.

Com já foi dito, a anomalia muitas vezes é assintomática, mas em alguns casos mais agressivos a pessoa pode apresentar alguns sintomas.

Assim, as principais queixas dos pacientes são dores na cabeça, na face e infecções derivadas da obstrução de alguns dutos da parte frontal do nariz.

Tipos de Osteoma

Existem dois principais tipos de manifestação do tumor.

Quando é formado a partir de um tecido ósseo, é caracterizado como osteoma homoplástico. Caso surja de qualquer outro tecido, o osteoma recebe o nome de heteroplástico.

Também é interessante dizer que o osteoma afeta principalmente os seios nasais e a mandíbula. Por isso, a anormalidade também é conhecida como osteoma mandibular.

A lesão tumoral ainda pode apresentar três padrões patogênicos. Vamos conhecê-los:

  • Maduro – trata-se de um material esponjoso e bem irrigado, assim como um osso normal;
  • Marfim – aqui encontramos uma superfície mais rígida e pouco irrigada;
  • Misto – é uma mistura do maduro e do marfim. Assim, encontramos uma superfície com partes densas e também esponjosas.

Tratamento para Osteoma

A verdade é que em muitos casos não é necessário realizar nenhuma intervenção ou tratamento odontológico.

Entretanto, quando é necessária a remoção de osteoma, é realizada uma exérese seguida de uma intervenção cirúrgica no bloco ósseo afetado.

Profissionais apontam que é extremamente raro que a doença volte a se manifestar após a realização da exérese cirúrgica.

Osteomas que causam dor, assimetria facial, más oclusões dentárias e crescimento ativo são indicados para exérese cirúrgica. Enquanto aqueles que são pequenos e assintomáticos passam apenas por observações periódicas.

Nos casos menos agressivos, também é comum que o profissional encarregado indique o uso de remédios para a realização de um tratamento mais conservador do osteoma.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!