No total temos 22 ossos craniais, que dividem-se em 14 no esqueleto da face e 8 no neurocrânio
Conhecer a estrutura anatômica da nossa face é essencial. Por exemplo, você já parou para pensar na importância de estudar os ossos do crânio?
Seja na área médica ou na odontológica, conhecer sobre os ossos do crânio é fundamental para planejar tratamentos e procedimentos.
Os ossos do crânio são estruturas calcificadas que envolvem o cérebro, os órgãos da visão, do olfato, da audição e ainda parte dos os sistemas respiratório e digestivo. E o conjunto deles forma a cabeça.
Quais são os Ossos do Crânio?
Primeiramente, devemos saber que no total temos 22 ossos da cabeça, onde 14 estão localizados no esqueleto da face e 8 estão situados no neurocrânio.
Assim, os 14 ossos do esqueleto da face são:
- Mandíbula (1);
- Vômer (1);
- Lacrimal (2);
- Maxilar (2);
- Nasal (2);
- Palatino (2);
- Zigomático (2);
- Concha nasal inferior (2).
E os 8 do neurocrânio:
- Etmóide (1);
- Frontal (1);
- Esfenóide (1);
- Occipital (1);
- Temporal (2);
- Parietal (2).
É preciso lembrar que alguns estudiosos incluem 6 ossículos de cada orelha na contagem dos ossos do crânio e da face. Então, a contagem subiria para 28 ossos. Esses ossos são:
- Estribo (2);
- Martelo (2);
- Bigorna (2).
Importância do estudo dos Ossos do Crânio
A importância de conhecer os ossos do crânio na odontologia é tão grande que existe na faculdade a matéria de Anatomia Humana na grande curricular.
Essa disciplina estuda as estruturas e a morfologia do corpo humano. No entanto, foca nos diversos sistemas e anatomias que estão associadas à cabeça e ao pescoço.
Os ossos cranianos têm como função a movimentação mastigatória, respiratória e até se relacionam com o nosso sistema sensorial.
Por isso, entender como funciona e quais são os ossos cranianos é tão importante, já que você compreende as articulações temporomandibulares, por exemplo, muito importante e complexas.
Além disso, você entende qual é a estrutura anatômica do paciente e, enfim, consegue planejar um tratamento odontológico adequado.
Se interessou pela área odontológica?
Se você ficou interessado no estudo dos ossos do crânio e gosta da área da saúde, que tal fazer a faculdade de odontologia? Dessa forma, você consegue pegar uma curiosidade pessoal e transformar em um prazer profissional também!
Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estudará as estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.
No ambiente universitário é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.
A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.
Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça o TCC (teste de conclusão de curso).
Se optar por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas fique atento às bolsas universitárias e aos programas de financiamento.
Quando você terminar o curso e estiver com seu diploma, poderá exercer a profissão.
Dentro da faculdade, você aprende tudo sobre os ossos do crânio. Assim, você consegue estudar bastante e se torna um profissional capacitado e preparado para os procedimentos odontológicos.