A técnica deixa de lado os modelos arcaicos de mock-up feitos de gesso
Para efetuar o correto planejamento dos tratamentos ortodônticos, é comum a utilização de modelos de gesso. Mas com os avanços da ortodontia digital, os modelos ou mock-ups digitais são usados cada vez com mais frequência.
A ortodontia digital chega como uma tentativa de proporcionar um maior conforto tanto o paciente quanto para o próprio profissional.
Ortodontia digital, como o próprio nome já diz, é uma técnica que utiliza de ferramentas digitais para planejar os mais diversos tratamentos ortodônticos, desenvolver alinhadores transparentes e instalar aparelhos.
Através do planejamento ortodôntico digital ainda é possível visualizar previamente todos os passos e até mesmo o resultado final do procedimento desejado.
Assim, é possível dizer que esse tipo de procedimento proporciona uma maior tranquilidade e clareza para os pacientes envolvidos.
Como funciona a ortodontia digital
Podemos dizer que essa modalidade odontológica está subdividida em três etapas. Inicialmente, ocorre o escaneamento intraoral.
Esse parte é fundamental, pois sem ela não seria possível efetuar o resto do tratamento. O scanner odontológico se apoia em uma tecnologia já presente e utilizada na área da engenharia, conhecida como sistema CAD/CAM.
Ele oferece um molde em 3D da boca do paciente. A tecnologia também permite com que o profissional vá além da moldagem e consiga ver, em cores, vários detalhes da boca, assim como a densidade dos ossos e outros detalhes.
Com ele, possível elaborar próteses e aparelhos dentários com maior precisão. O profissional consegue simular os tratamentos que podem ser oferecidos ao seu paciente com o molde em 3D já no computador.
Porém, suas funções não se limitam ao molde e simulações. O scanner odontológico também pode ajudar o profissional a identificar doenças e fazer um diagnóstico mais exato.
Em seguida, o dentista pode realizar um planejamento e, por fim, instalar o aparelho ortodôntico na arcada dentária do paciente.
Vantagens da ortodontia digital
Agora está na hora de resumirmos os principais benefícios da ortodontia digital:
- Velocidade – é possível dizer que um tratamento ortodôntico digital chega a ser até 25% mais rápido que um tratamento ortodôntico tradicional;
- Precisão – devido aos softwares que possibilitam a simulação do tratamento são realizados com extrema precisão;
- Conforto – a comunicação com os laboratórios e com o paciente é facilitada. Fora isso, o modelo digital, diferentemente dos modelos de gesso, não pode ser quebrado;
- Espaçamento entre consultas – existe a possibilidade de ter um tempo maior entre as consultas, o que vai depender também do tipo de tratamento e da recomendação do dentista;
- Facilidade de armazenamento – por se tratar de um modelo digital, não é necessário um espaço físico no consultório para armazenamento.
Apesar de todos esses benefícios, como qualquer técnica, a ortodontia digital também possui as suas desvantagens.
A começar pelo custo da aparelhagem. O profissional deve realizar um investimento alto para comprar um scanner. Consequentemente os procedimentos realizados a partir do aparelho também adquirem um custo mais elevado.
Apesar disso, é comprovado que a produtividade no consultório aumenta, impactando diretamente no número de consultas. Ou seja, é um investimento pensando no futuro!
Além disso a tecnologia é relativamente nova na odontologia. Assim, alguns profissionais ainda estão pouco familiarizados com a ortodontia digital.