Efeitos do omeprazol na saúde bucal dos pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação do omeprazol com a saúde bucal

Você já sentiu uma acidez vinda do estômago? Se a resposta for sim, saiba que ela pode estar prejudicando a sua saúde, inclusive a sua saúde bucal. Por isso, o profissional da área pode receitar o omeprazol.

O tratamento com esse remédio é indicado a partir da avaliação do quadro clínico do paciente. Por isso, é importante a consulta a com um médico para o diagnóstico. Mas, afinal, o que é o omeprazol?

O omeprazol é um medicamento que reduz a acidez do estômago ao inibir as bombas de protões (IBP). É um pó branco ou quase branco, muito pouco solúvel na água e vendido em forma de comprimido.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o uso do omeprazol na odontologia. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o omeprazol

O remédio é indicado para os tratamentos dos seguintes casos:

  • Úlcera péptica benigna – pode ser gástrica ou duodenal;
  • Hiperacidez gástrica; e
  • Esofagite de refluxo.

Mas é preciso ficar atento às contraindicações. Assim, o medicamento não é recomendado a pacientes com alergia aos componentes do omeprazol.

Geralmente, médicos de diversas áreas indicam o remédio. Mas cirurgiões-dentistas também estão aptos e podem recomendar o uso do medicamento.

Por isso, o acompanhamento do médico ou do cirurgião-dentista no uso do medicamento é necessário.

Mas atenção: mulheres grávidas ou que estão amamentando devem discutir o tratamento com o profissional antes de começar. As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente.

No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento. Alguns dos efeitos colaterais do omeprazol apresentados na bula são:

  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Sonolência; e
  • Agitação.

Desse modo, assim que você sentir algumas das complicações do remédio, procure pelo médico ou cirurgião-dentista para o acompanhamento.

Qual a relação do remédio com a área da odontologia?

Agora que você já conhece mais sobre o remédio, pode ter ficado aquela dúvida: qual a relação do omeprazol e saúde bucal?

Bom, como vimos, o medicamento é um fármaco que reduz a acidez do estômago. Essa acidez libera ácidos que vão desde o estômago até a garganta, chegando até a boca.

Essa acidez gástrica traz algumas consequências para a nossa cavidade bucal. Alteração do pH salivar, erosão do esmalte dentário, aftas e cárie são alguns exemplos de prejuízos causados por ela.

Por isso, o seu cirurgião-dentista pode indicar o uso do remédio. Desse modo, você evita a acidez gástrica e alterações na sua saúde bucal.

Mas não esqueça: é importante o protocolo medicamentoso na odontologia para que você consiga o remédio na farmácia. Assim, o profissional controla a dose e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.

Esteja atento às recomendações que o seu profissional de confiança indica. E, preste atenção nos cuidados com a higiene bucal diária e básica, como escovar os dentes e usar o fio dental.

Desse modo, você terá um tratamento com o omeprazol de forma adequada e livre de consequências graves.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!