Odontologia baseada em evidências e suas aplicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Existe uma odontologia sem evidências? Entenda as aplicações do método

Todos os dias surgem novos métodos no meio odontológico. Mas antes de aplicar qualquer técnica inovadora é necessário estabelecer uma base tórica forte. Infelizmente há profissionais no mercado que realizam procedimentos sem a confirmação de sua eficácia. Por essa razão, foi criado o movimento da odontologia baseada em evidências.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, vamos lá! Para começar: o que é odontologia baseada em evidências?

A odontologia baseada em evidências é um movimento de dentistas para firmar as técnicas aplicadas em consultórios nas teorias acadêmicas. Ou seja, o movimento visa que todo profissional só aplique técnicas e faça uso de matérias e medicamentos que têm respaldo científico.

Com isso, o número de erros cometidos pelos profissionais diminuiria, além de proporcionar maior segurança a saúde dos pacientes.

Como é feita uma “odontologia sem evidências”?

Vamos imaginar um caso: o paciente chega com um problema na raiz do dente. Você, dentista, trata há anos esse problema da mesma maneira, com os mesmos medicamentos, etc. Em 95% das vezes, deu certo.

Então é esse o tratamento que você irá aplicar no seu paciente. Isso é certo? Depende! O que “sempre deu certo” não é, necessariamente, o melhor para o seu paciente.

Quais são as evidências científicas de que esse é, atualmente, o melhor tratamento para esse caso? A técnicas mais modernas e eficazes ou medicamentos com menor risco?

Um odontologista que se baseia em evidências estará sempre antenado nesses aspectos. Um dentista que não adere a esse pensamento pode aplicar a técnica que está mais acostumado, sem se importar com as perguntas anteriores.

O que é preciso para ser um dentista que se baseia em evidências?

Em primeiro lugar, é preciso estar aberto ao novo. O dentista precisa estar sempre se atualizando, sempre buscando novas referências, novas pesquisas e técnicas. Não existe bom profissional sem aprimoramento constante!

A ciência evolui cada dia mais, e é preciso transformar as produções acadêmicas em aplicações no dia a dia. Mas calma! Você também não deve aplicar qualquer coisa nova que encontrar!

Sempre busque materiais em fontes confiáveis e pesquisas com bom respaldo. Se a técnica ou medicamento já foi aplicado por algum colega de profissão, busque saber como foi a aceitação deles e dos pacientes.

Resumindo, ser um dentista que se baseia em evidências é um trabalho de pesquisa extenso que durará toda sua vida profissional.

Outra área de atuação da odontologia em evidências

A odontologia baseada em evidências abre as portas para uma área esquecida da odonto: a academia.

Produzir pesquisas científicas é tão importante quanto a atuação prática. Sem a academia, o profissional prático ficaria sem respaldo para atuação e viveria de tentativas e erros.

Além da produção de pesquisas, é importante o trabalho do revisor de pesquisas.

Esse profissional irá revisar pesquisas antigas, traduzir pesquisas novas e apontar erros em algumas pesquisas. É como se fosse um filtro entre produção e aplicação.

Gostou da odontologia baseada em evidências? Comece a aplicar já!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.