Nevo melanocítico se manifesta por meio de mancha marrom

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Lesão benigna é rara na cavidade oral

Raramente passa despercebido o aparecimento de uma mancha na boca. Logo surge a dúvida: “o que pode ser isso?”. Uma das possíveis respostas é nevo melanocítico.

Apesar de ter recorrência rara, o nevo melanocítico também pode surgir na cavidade bucal.

Nevo melanocítico é uma mancha enegrecida ou marrom que pode se desenvolver na pele, inclusive na cavidade oral.

Causas do Nevo Melanocítico

Esse nevo pigmentado é uma má-formação da pele. Desse modo, seu surgimento pode se dar de duas maneiras: congênita, ou seja, desde o nascimento ou adquirida, durante nosso crescimento.

Se a lesão acontecer durante o desenvolvimento, ela ocorre no período da infância, mas a mancha em si só aparece por volta dos 30 anos de idade da pessoa.

Isso acontece por conta de uma proliferação nas células da região onde a mancha se manifesta, formando um aglomerado. Esses aglomerados recebem o nome de tecas, enquanto as células que os formam recebem o nome de células névicas.

No entanto, é importante ressaltar que a lesão do nevo melanocítico é benigna.

Características do Nevo Melanocítico

Os nevos podem se manifestar em diversas partes do corpo. As ocorrências mais comuns são na cabeça e no pescoço.

A principal característica desse desenvolvimento é a apresentação de uma mancha com coloração negra ou marrom, que é bem demarcada e apresenta menos de 6 milímetros de diâmetro. Nessa fase, recebe o nome de nevo juncional. Além disso, ela apresenta uma leve saliência e superfície lisa.

Posteriormente, o grau de pigmentação tende a diminuir. Agora, o nome se altera para nevo intradérmico. Ele evidencia-se por meio de uma coloração amarelo-acastanhada ou marrom. A lesão tende a deixar de ser lisa, passando a ter uma superfície papilomatosa.

O nevo melanocítico na cavidade oral é raro, mas não impossível de acontecer.

Em geral, o surgimento do nevo melanocítico intra-oral se dá no palato, no fundo de vestíbulo ou no tecido gengival. Nesses casos, a lesão deixa de ser chamada de intradérmica e passa a ser nomeada como intramucosa.

A ocorrência desse tipo de nevo é mais comum em mulheres do que em homens, revelando-se a partir dos 30 anos.

Pessoas brancas estão mais propensas a desenvolvê-la do que asiáticos ou negros.

Tratamentos do Nevo Melanocítico

Normalmente não são indicados tratamentos para o problema, já que a lesão tende a regredir com o passar do tempo, sem causar maiores incômodos. Mas, se for preciso, é possível removê-la. A extração é feita por intermédio de uma excisão cirúrgica conservadora.

A realização de uma biópsia cuidadosa é preconizada quando existe a presença de nervos intraorais, pois o surgimento de pigmentação na boca pode indicar a fase inicial de um melanoma.

Melanoma é um tipo de câncer que se origina nas células responsáveis pela produção de melanina. Ele é caracterizado por ser um dos mais graves entre os tipos de câncer na boca.

Entre seus principais sinais estão o aparecimento de manchas na gengiva, que podem ser de coloração acinzentada, enegrecida, avermelhada, arroxeada ou, até mesmo, despigmentada.

Após a realização da excisão, dificilmente haverá o reaparecimento do nevo melanocítico.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.