Nervo mentual: conheça suas principais características

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância do nervo mentual para a saúde bucal

A anatomia da nossa cavidade bucal é muito complexa. São ramos, músculos, ossos, nervos e muitos outros elementos bucais. Entre os principais nervos da nossa boca está o nervo mentual.

Neste artigo vamos detalhar as características e funções desse nervo. Mas, afinal, o que é o nervo mentual?

O nervo mentual é o ramo terminal do nervo alveolar inferior. Ele abrange o lábio inferior, mento, sulco vestibular anterior e gengiva vestibular dos dentes anteriores da arcada dentária inferior.

O nervo mentual também é conhecido como nervo mentoniano.

Características do nervo mentual

Como já vimos, o nervo mentoniano é o ramo terminal do nervo alveolar inferior.

O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular. Ele é responsável por funções motoras e sensoriais. Assim, ele auxilia na fonética e na mastigação, por exemplo.

Curiosidade: assim como o mentual, outros nervos também são considerados ramos do nervo alveolar inferior, como o nervo bucal, incisivo, aurículo temporal e lingual.

Mas, é importante saber que o nervo mentoniano recebe essa denominação quando ele emerge do forame mentual. Ou seja, ele se exterioriza a partir do forame mentual.

E o que é o forame? Bom, ele é uma estrutura que fica localizada na parte anterior da mandíbula.

Além de tudo isso, nós já vimos que o nervo mentoniano abrange o lábio inferior, mento, sulco vestibular anterior e gengiva vestibular dos dentes anteriores da arcada dentária inferior.

Isso significa que ele é responsável pela inervação sensitiva de todas essas áreas. Assim, toda a movimentação e funcionalidade desses elementos são possíveis graças ao nervo mentoniano.

Procedimentos odontológicos no Nervo Mentual

Nós já falamos aqui na Simpatio sobre o bloqueio do nervo alveolar inferior. Agora, você sabia que os profissionais da área odontológica também realizam o procedimento de bloqueio regional do nervo mentoniano.

O procedimento é indicado para intervenções entre o 1º dente pré-molar e o incisivo central. No entanto, o bloqueio não é recomendado quando o paciente manifesta infecção ou inflamação aguda nessa área.

Importante: a localização do forame mentual serve como referência para as técnicas de bloqueio anestésicas tanto do nervo alveolar inferior como do mentual.

Quando a anestesia é aplicada no nervo mentoniano, os dentes anteriores e pré-molares, a gengiva vestibular, a mucosa do mento e o lábio inferior ficam totalmente anestesiados.

Ou seja, há o bloqueio da sensibilidade nessas áreas. A vantagem dessa técnica é que ela é rápida e simples. Mas pode deixar hematomas na cavidade bucal. Nos casos mais graves, pode ocorrer a parestesia.

Por isso, a experiência e a segurança do profissional é essencial para evitar possíveis acidentes durante o procedimento.

Cuide da saúde bucal!

Para evitar ter que fazer os procedimentos, cuida da sua higiene oral. Para isso, escove os dentes e a língua. Além disso, passe o fio dental e use enxaguantes bucais.

Converse com o seu dentista de confiança para entender se o seu quadro clínico pede por alguma intervenção no nervo mentual. Assim, você garante a saúde bucal perfeita.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.