Negatoscópio: por que ter o aparelho no seu consultório?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância de ter um negatoscópio no consultório odontológico

Durante o processo de diagnóstico, os profissionais da saúde costumam usar diversos instrumentos para examinar os pacientes ou analisar exames. O negatoscópio é um exemplo de equipamento.

Com o uso correto do negatoscópio, o profissional e o paciente observam os exames de imagem. Portanto, as chances de um diagnóstico certeiro e início rápido do tratamento aumentam.

Negatoscópio é um instrumento utilizado para a visualização das radiografias e outros exames de imagem. Ele produz uma iluminação que permite ver o traçado do raio x.

Neste artigo, iremos descobrir mais sobre esse aparelho odontológico e como ele funciona.

Negatoscópio na área odontológica

Muitos dentistas ficam na dúvida se colocam ou não o negatoscópio odontológico no consultório. Mas, como já vimos, o instrumento é importante na hora da análise para o diagnóstico e planejamento do tratamento.

Para cada área da odontologia, ou seja, para cada tipo de dentista, há um instrumento específico. Isso porque as técnicas do aparelho vão se aprimorando e se especificando.

É importante lembrar que o negatoscópio para dentistas estabelece uma visualização ideal e detalhada dos elementos bucais durante a análise das radiografias bucais.

Qual a importância desse aparelho?

Bom, como já vimos, ele é essencial para fazer o diagnóstico preciso. Assim, o aparelho negatoscópio é uma forma de complementar o resultado dos exames.

Isso porque ele ilumina o exame do raio x. Com isso, o profissional consegue ter mais detalhes e uma imagem que comprove alguma possível alteração no corpo do paciente.

Além disso, o profissional consegue visualizar as imagens dos exames quando quiser. Isso porque muitos negatoscópios odontológicos são colocados no consultório.

Outra importância é que o profissional consegue explicar de forma mais didática o diagnóstico ao paciente. A imagem que aparece no aparelho é ideal para mostrar com precisão qualquer alteração no corpo ou boca.

Além disso, outras vantagens com o uso desse aparelho são:

Como escolher o melhor aparelho do mercado?

Quando você for comprar o aparelho, é importante levar em consideração alguns critérios. Assim, a sua compra é feita com segurança e conforto. Além disso, você terá confiança no produto.

Primeiro, veja o espaço disponível no seu consultório. Com isso, você entende qual é o tamanho e espessura ideal do instrumento que você vai comprar.

Veja se você quer que o aparelho fique pendurado na parede ou seja móvel (apoiado em uma mesinha, por exemplo).

Um fator importante é o sistema de iluminação do negatoscópio. Você pode escolher entre os modelos com lâmpadas normais ou com LED.

Dica: a iluminação com LED promove melhor visualização e é mais ecológica.

Para equipar o seu consultório, você também deve prestar atenção na durabilidade do produto, se ele é resistente e se há alguma área de sombra.

E lembre: nem sempre os produtos mais baratos são a melhor aposta. Você precisa ter noção de que a compra do aparelho é um investimento. Ele pode melhorar o seu atendimento e otimizar a sua rotina.

Por isso, tome cuidado e opte pela tecnologia, mesmo que ela seja um pouco mais cara.

Faça uma pesquisa minuciosa sobre esse e sobre outros materiais odontológicos. Assim, você garante o melhor negatoscópio do mercado.

Rodrigo Venticinque
Rodrigo Venticinque
Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.