Funções do músculo nasal e sua importância no sistema respiratório

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é a importância da estrutura do músculo nasal e como ele  funciona

Uma variedade imensa de músculos compõem o nosso rosto. Eles são responsáveis por nossas expressões faciais,  além de possuírem outras funções muito importantes. Entre eles, podemos citar o músculo nasal.

O músculo nasal fica localizado entre outras estruturas faciais extremamente importantes. O prócero, responsável por traçar o ângulo medial das sobrancelhas para baixo, e o depressor de septo, que quando estimulado pode estreitar as nossas narinas.

Músculo nasal é um órgão formado por um conjunto de fibras que fica localizado no nariz. Ele é responsável, principalmente, por proporcionar a dilatação da estrutura encarregada por nosso olfato.

Observando de maneira transversal, ele possui origem na maxila, sendo superior e lateral à fossa incisiva. Já quando vislumbrado através da porção alar, é possível concluir que ele se inicia na asa do nariz.

O Que São Músculos?

Músculos são tecidos que revestem todo o nosso corpo.

Eles são responsáveis por todos os nossos movimentos. Esse movimentos podem ser voluntários, quando proporcionados por músculos esqueléticos, e involuntários, nos casos dos órgãos vitais como o coração.

É interessante destacar que o músculo do nariz se enquadra na classe dos esqueléticos, uma vez que é acionado quando temos vontade e não involuntariamente.

Eles funcionam a partir do princípio da contratibilidade, onde suas extensas fibras se contraem, possibilitando a movimentação. Isso se dá a partir da saída de um impulso elétrico do sistema nervoso.

Este impulso é conduzido ao músculo através dos nervos. Também é legal dizer que a inervação dos músculos ligados ao nariz ocorrem por meio de nervos bucais do nervo facial.

Continuando a falar sobre os impulsos elétricos, deve-se dizer que eles provocam estímulos dentro da célula muscular. Isso resulta na entrada de sódio e saída de potássio dessa região.

Assim, a liberação do sódio presente no retículo endoplasmático é potencializada, o que provoca a contração muscular e, consequentemente, a nossa movimentação.

A estrutura nasal é apenas um músculo da face, dos vários existentes nesta região. Em conjunto, elas são responsáveis por ministrar uma série de movimentos e expressões faciais.

Qual é a Importância do Músculo Nasal?

Além de ajudar na hora de fazer caretas, o músculo nasal ainda serve para controlar a entrada que capta o ar do ambiente, levando ele aos nossos pulmões.

E, junto com os pelos presentes no nariz, ele serve como uma espécie de filtro de ar, não deixando que as impurezas e partículas danosas acessem o nosso organismo.

Fora isso, o nariz, por si só, ainda possui uma funções fundamentais, como por exemplo:

  • umidificação das cavidades nasais através do muco presente ali. Assim, as vias não ficam desidratadas. Com isso, nosso organismo fica bem distante de uma série de doenças que podem afetar o sistema respiratório e também a nossa boca;
  • Aquecimento do ar, para que ele ingresse em nossos pulmões com uma temperatura semelhante ou igual à do interior de nosso corpo. Desse modo, um conjunto de vasos sanguíneos presentes nas cavidades nasais é responsável por essa atividade.

Agora, você já conhece o nariz, o músculo nasal e todas as atividades importantíssimas desempenhadas por este conjunto.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.