Confira dicas para não ter medo na hora de usar o motorzinho de dentista
É importante visitar o dentista regularmente, certo? No entanto, só de pensar no motorzinho de dentista você se assusta? Então você veio ao lugar certo! Vamos explicar tudo sobre esse instrumento para te deixar mais tranquilo.
O barulhinho do motorzinho de dentista na sala de espera traz irritação, ansiedade e aflição. Mas, ele é necessário para manter seu sorriso saudável e bonito.
O motorzinho de dentista é uma ferramenta odontológica utilizada por profissionais. Ela é um instrumento utilizado em procedimentos como polimento do dente e até remoção de cárie.
O motorzinho dos dentista também é conhecido como caneta de alta rotação.
Como o motorzinho de dentista funciona?
O motor funciona a partir de uma alta rotação da turbina. A rotatividade é feita por meio do ar comprimido e com a água colocada para a irrigação. Isso tudo permite que a caneta perfure e corte o esmalte dentário.
Procedimentos odontológicos
O profissional pode usar o motor em vários procedimentos odontológicos. Isso porque ele tem várias funcionalidades. Alguns dos procedimentos são:
- Remoção de cárie: a cárie é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso. Para o tratamento, os dentistas fazem a obturação. A caneta rotatória é usada para remover o tecido cariada com uma perfuração e raspagem;
- Colocação de próteses: o motor prepara superfícies para receberem as próteses;
- Tratamento de canal: o motor consegue acessar o canal do dente com a perfuração; e
- Polimento: a caneta perfura o esmalte dentário, por isso, ela consegue polir o dente e deixar ele com um aspecto mais bonito e limpo.
Não tenha medo!
O medo do motor pode estar associado com traumas, medo de dentista e aflição com o barulho. Mas, é preciso trabalhar para minimizar essas fobias para o bem da sua saúde bucal. Por isso, separamos algumas dicas para você:
- Tenha determinação! Lembre que o motor fará bem à sua saúde;
- Leve um acompanhante. Ele pode te acalmar;
- Converse com o seu dentista de confiança. Ele irá te deixar mais calmo e explicar a importância do motor no seu tratamento;
- Faça perguntas! Não fique com vergonha, o dentista sabe reagir e pode procurar por alternativas; e
- Leve fones e coloque uma música relaxante.
Como evitar?
Mas, é possível pensar em evitar o uso do motor de dentistas? A resposta é sim! E ela está ligada com os cuidados bucais. Os profissionais indicam que quando mantemos a nossa saúde bucal regrada, o motor pode ser evitado em algumas situações. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.
Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.
Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.
O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.
O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.
Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.
Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável e até evitar o uso do motorzinho de dentista. Mas, caso precise usar, não fique com medo! Confie no seu dentista e tenha um sorriso perfeito.