Benefícios do mordedor infantil para a saúde bucal do bebê

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O mordedor infantil é um ótimo método para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes

Durante a erupção dos dentes de leite, é comum o bebê demonstrar maior irritabilidade e incômodo. Por isso, o mordedor infantil é importante nessa fase.

Nesta etapa, é comum ver o bebê levar a mão e o pé à boca. Esse é um dos indicativos de que ele está sentindo uma coceira gengival. O mordedor infantil é um truque que ajuda bastante e diminui o desconforto dos pequenos.

O mordedor infantil é um brinquedo feito a partir de plástico, silicone, tecido ou vinil. São encontrados em diversos formatos e tamanhos. Alguns vêm com uma espécie de chocalho feito com arcos em sua ponta, que servem de distração para os bebês.

A função do mordedor é aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes. É mais seguro que a criança utilize esse apetrecho para morder do que um brinquedo convencional, pois ele é feito justamente para isso.

Outro benefício é que o ato de morder proporciona o fortalecimento da musculatura da boca, que será usada adiante quando a criança passar a ingerir alimentos sólidos.

Sintomas da erupção dentária

Durante a erupção dentária, o dente tem de sai de sua posição intraóssea, atravessa a gengiva e alcança sua posição na arcada. Por essa razão, costuma causar alguns desconfortos como:

  • Irritabilidade;
  • Salivação aumentada;
  • Febre;
  • Redução do apetite;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Coceira na gengiva: provavelmente o sintoma mais costumeiro, a coceira é perceptível quando o bebê passa a colocar mais as mãos e os brinquedos na boca, pois tenta aliviar o incômodo.

Qual o modelo ideal de mordedor?

Não existe um modelo ideal para criança. Cada uma se adaptará melhor com o que sentir mais afinidade. Vai de acordo com a personalidade.

Escolha um mordedor de bebê que corresponda com o tamanho da boca do pequeno. Se ele for maior, podem ser desagradáveis.

Alguns possuem gel em seu interior. Além de serem mais macios, eles podem ser levados à geladeira. Deixando-os mais gelados, eles ajudam mais no alívio do incômodo.

No entanto, esses são adequados somente aos bebês que não possuem nenhum dente na boca. É bom evitá-los nesse caso porque o dente erupcionado pode acabar perfurando o material. E com o gel dentro é tóxico, é melhor prevenir do que remediar.

Outras formas de alívio

Se o bebê estiver se queixando muito da dor, você pode experimentar massagear sua gengiva utilizando uma dedeira de silicone, a mesma recomendada para fazer a higiene bucal do pequeno.

Sob orientação de um profissional, como o pediatra ou o odontopediatra, algumas pomadas anestésicas podem ser muito úteis também.

Higienização do mordedor

Se o modelo de mordedor para bebês não for feito de tecidos, uma dica é armazená-los na geladeira enquanto não estiverem em uso.

Em baixas temperaturas, não deixam que haja proliferação de bactérias, além do gelado oferecer propriedades anestésicas.

De início, o produto deve ser esterilizado com água quente ou no esterilizador, menos com os de gel, que não podem ser expostos a altas temperaturas.

Depois, para lavá-los use apenas água e sabão neutro, não é necessário fazer nada em especial.

Por fim, outra dica é identificar se o mordedor infantil possui certificado do Inmetro. Isso quer dizer que ele foi testado e é saudável seu uso, pois não trará complicação alguma.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.