Importância do microscópio odontológico em consultórios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Microscópio utilizado em odontologia representa uma evolução para o trabalho do médico dentista

Os avanços tecnológicos permitiram a implementação de diversos equipamentos na área da odontologia. Esses equipamentos são responsáveis por agilizar o tratamento e, ao mesmo tempo, torná-lo mais eficiente. Esse é o caso do microscópio odontológico.

Conheça mais sobre as funções do microscópio odontológico e sua importância para diversas áreas da odontologia, principalmente da endodontia. Afinal, para que serve esse equipamento?

Microscópio odontológico é um equipamento que facilita o trabalho dos dentistas e torna o diagnóstico de problemas ou patologias mais concreto e correto.

Função do microscópio odontológico

Na odontologia, um microscópio é essencial para expandir o campo de visão do cirurgião-dentista, permitindo a visualização de áreas que teriam reconhecimento difícil a olho nu.

Desse modo, é possível realizar o diagnóstico de alterações estruturais nos elementos da arcada dentária, como trincas.

Assim, o tratamento escolhido para lidar com o problema e sua realização se tornam mais certeiros e eficientes. Isso porque a realização dos procedimentos também é facilitada pelo uso do equipamento.

Vantagens do microscópio odontológico

Além da possibilidade de enxergar as estruturas dentais com mais clareza, o microscópio operatório também apresenta outras vantagens para o profissional.

Uma delas é a redução do desgaste físico e ocular do dentista. Isso graças à posição ergonômica permitida pelo uso do aparelho.

Além disso, esse equipamento tecnológico também permite a captura de imagens através de adaptadores de câmeras fotográficas ou até mesmo filmadoras.

Essa função é importante pois permite que o profissional da odontologia documente o tratamento e acompanhe o seu avanço sempre que necessário.

Características do microscópio odontológico

O microscópio utilizado em odontologia conta com um sistema de fixação. Assim, essa fixação pode ser feita no teto do consultório odontológico, no chão ou até mesmo em uma parede.

Além disso, existem também os microscópios do tipo rodízio, que contam com rodinhas.

Essas rodinhas permitem que o equipamento se desloque por diversas regiões do consultório sem grandes dificuldades, tornando o trabalho mais dinâmico.

Isso significa que o microscópio é de fácil adaptação às necessidades do dentista e ao espaço do consultório.

Se você está se perguntando quanto custa um microscópio para odontologia, saiba que os preços variam de acordo com a complexidade do equipamento, começando a partir dos R$5.000,00.

Microscópio odontológico na endodontia

A principal área da odontologia beneficiada pelo microscópio cirúrgico odontológico é a endodontia. Endodontia é a especialidade odontológica que cuida da polpa dentária.

A polpa dentária é um tecido no qual se concentram os vasos sanguíneos, fibras e nervos do dente. Por isso, preservar essa parte do dente é de extrema importância para a qualidade da saúde bucal.

Dessa maneira, a iluminação, maior visualização e ampliação da imagem permitidas pelo microscópio para endodontia, tornam mais fácil a identificação dos canais radiculares e seu tratamento.

Além da relação entre microscópio e odontologia, outros ramos também se aproveitam do equipamento.

Assim, o microscópio odontológico auxilia microcirurgias estéticas gengivais. Ainda, participa do acabamento de alguns tratamentos estéticos, como a colocação de lentes de contato dental.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.