Microabrasão é uma técnica de remoção de manchas do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A microabrasão é indicada preferencialmente em casos de fluorose dental

A dentística é muito importante para manter nosso sorriso perfeito. Tratamentos como o clareamento dental, por exemplo, estão famosos entre os pacientes. Mas você já ouviu falar da microabrasão?

Ao comparar os dois, clareamento e microabrasão, notamos que seus objetivos são bastante parecidos. Ambos envolvem substâncias químicas que buscam alterar a estética do dente, removendo as manchas.

Microabrasão é uma técnica de remoção de manchas superficiais do esmalte dos dentes. Ela utiliza um gel ácido para retirar a primeira ou a segunda camada do tecido.  Vale ressaltar que o desgaste perante a estrutura dental é insignificante e não traz nenhum risco ao paciente.

O gel microabrasivo contém ácido clorídrico ou fosfórico e partículas de sílica em condições ideais para que o procedimento seja o mais apropriado.

O tempo do tratamento varia de acordo com a intensidade das manchas. Se elas forem mais acentuadas, será preciso um maior tempo de trabalho do dentista.

A microabrasão do esmalte dentário é normalmente indicada para os casos de fluorose dental, que é causada pelo uso excessivo de flúor.

Não existe uma idade ideal para efetuar processo. É somente necessário que seja feito na dentição permanente.

Processo de microabrasão

Confira como é o procedimento de microabrasão do esmalte dentário

Primeiramente, antes de iniciar o processo de remoção das manchas superficiais, o dentista realiza a limpeza dos dentes a serem tratados.

Em seguida, ele protege a gengiva e os lábios do paciente com uma pomada específica e utiliza a técnica de isolamento absoluto.

Após a proteção, o dentista espalha o gel abrasivo sobre a superfície vestibular do dente, deixando-a em contato por 20 segundos.

Depois disso, de forma manual, fricciona a escova de Robson nos dentes por mais 20 segundos, como se estivesse escovando eles.

Ao fim de cada aplicação, o dentista faz a lavagem com spray de água e ar. O número de aplicações dependerá da gravidade do problema. No entanto, é aconselhado o máximo de quinze durante a mesma consulta.

É importante que a avaliação do tratamento seja feita enquanto o dente está úmido. Quando estão secos, é possível visualizar algumas manchas, o que dá a impressão de que o procedimento não está surtindo efeito.

Atingindo o resultado pretendido durante aquela sessão de microabrasão do esmalte dentário, o dentista faz o polimento do dente com pasta diamantada.

Para finalizar, ele aplica flúor por alguns minutos para aumentar a resistência à desmineralização e retira o isolamento absoluto.

Se for necessário, o paciente pode retornar ao consultório para repetir o tratamento após uma semana.

Microabrasão e a fluorose dental

A remoção das manchas superficiais pode combinar o tratamento da microabrasão com o clareamento dental

A fluorose dental costuma afetar principalmente as crianças em fase de desenvolvimento dos dentes. Como dissemos, ela é desencadeada pela utilização excessiva de flúor.

O flúor já está presente na água, portanto não há necessidade de usar cremes dentais com essa substância quando escovamos os dentes dos pequenos.

As manchas geralmente são pequenas, irregulares e brancas. As cores mudam conforme a gravidade da situação, podendo atingir tonalidades mais escuras, como castanho.

Há a possibilidade do profissional combinar a técnica de microabrasão com o clareamento dental. O intuito é deixar a aparência do dente mais natural.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.