Metronidazol é usado para tratar periodontite crônica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os profissionais da área da saúde que receitam o metronidazol

Na área da saúde, faz parte da rotina do profissional receitar medicamentos para o tratamento de alguma alteração no nosso organismo. O metronidazol é um exemplo desses fármacos.

O tratamento com esse remédio é indicado a partir da avaliação do quadro clínico do paciente. Por isso, é importante a consulta a um profissional da área da saúde para o diagnóstico da alteração e, então, a indicação do tratamento. Mas, afinal, o que é o metronidazol?

O metronidazol é um medicamento de ação anti-infecciosa e antimicrobiana. Desse modo, ele é usado para tratar quadros clínicos que envolvem microrganismos anaeróbios, protozoários e parasitas.

Indicações e contraindicações do Metronidazol

O fármaco é indicado para o tratamento dos seguintes quadros clínicos:

  • Giardíase;
  • Amebíase;
  • Tricomoníase;
  • Vaginite.

Agora, você sabia há uma relação entre metronidazol e saúde bucal? O fármaco pode ser indicado na seguinte situação:

  • Periodontite crônica: é a forma mais recorrente de periodontite. Ela é geralmente consequência de uma gengivite em estado grave e que não recebeu o tratamento adequado. Assim, as bactérias causadoras da gengivite atingem os tecidos e os ossos da boca.

Mas é preciso ficar atento para as contraindicações. Dessa forma, o medicamento não é recomendado para pacientes com alergia aos componentes do metronidazol ou derivados imidazólico.

Os médicos receitam o remédio. Por outro lado, o metronidazol na odontologia é receitado também pelos cirurgiões-dentistas. Por essa razão, o acompanhamento do médico ou do cirurgião-dentista no uso do medicamento é imprescindível.

Efeitos colaterais do Metronidazol

As reações ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a dose e com a duração do tratamento. Alguns dos efeitos colaterais do medicamento apresentados na bula são:

  • Náusea e vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Visão borrada;
  • Urticária;
  • Febre.

Então, logo que você sentir alguma das complicações do remédio, procure pelo médico ou pelo cirurgião-dentista para o acompanhamento.

Devo tomar cuidados durante o tratamento?

A resposta é sim! Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem discutir o tratamento com o profissional antes de começá-lo. Além disso, você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas neste período.

E não esqueça de cuidar da higiene oral. Como vimos, o medicamento trata a periodontite crônica. Portanto, enquanto estiver sob recurso terapêutico. tome cuidados com sua saúde bucal.

Escove os dentes depois das refeições, antes de dormir e ao acordar. Não se esqueça de passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Para completar a limpeza da boca, você pode fazer um bochecho com enxaguante bucal.

Mas não esqueça: é importante seguir o protocolo medicamentoso da odontologia para conseguir o remédio na farmácia, o que também permite que o profissional consiga controlar a dose e oriente correta o paciente sobre como deve ser a administração do medicamento.

Por isso, marque consultas de acompanhamento e esteja atento às recomendações de seu profissional de confiança. Assim, você consegue ter um tratamento com o metronidazol de forma adequada e livre de consequências graves.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.