Melanoma é uma neoplasia maligna que pode atingir a boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O câncer maligno pode atacar diversos tecidos do corpo, incluindo a mucosa oral

Aqui na Simpatio, nós já conversamos sobre uma série de neoplasias malignas e benignas que afetam a boca. Algumas delas, como o melanoma, podem afetar diversos tecidos e, dentre eles, a mucosa oral.

Mesmo sendo um câncer que tem baixa frequência na mucosa da boca, temos aqui todas as informações sobre o tema. Confira o artigo completo sobre o melanoma, incluindo seu efeito na mucosa bucal.

O melanoma é uma neoplasia maligna que tem origem nas células produtoras de pigmento (melanócitos). Assim, podem ocorrer na pele, orelhas, olhos, membranas mucosas, genitais e trato gastrointestinal. É uma neoplasia perigosa por ter uma facilidade em criar metástases, embora não seja uma patologia recorrente.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano. Apesar de ser um número baixo, a doença assusta pelo seu grau de agressividade.

Sintomas do Melanoma

Separamos alguns sintomas de melanoma para ajudar na identificação das feridas e manchas. Confira:

  • Mudança em uma mancha ou pinta que você já possuía há meses ou anos;
  • Desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele;
  • Coceira na mancha/pinta;
  • Comichão na mancha/pinta ou na região dela;
  • Sangramento na mancha/pinta;
  • Não cicatrização da ferida/pinta sangrando;
  • Pele ao redor de uma pinta avermelhada, com inchaço ou pequenas novas manchas de cor em torno de uma lesão maior (pigmentações satélite).

Existem também algumas características do melanoma que podem servir como sintoma ou suspeita. Confira:

  • Assimetria: imagine uma divisão no meio da pinta e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças deve ser investigado;
  • Bordas irregulares: verifique se a borda está irregular, serrilhada, não uniforme;
  • Cor: verificar se há várias cores misturadas em uma mesma pinta ou mancha;
  • Diâmetro: veja se a pinta ou mancha está crescendo progressivamente;
  • Evolução: se a mancha teve alguma mudança na cor, formato ou tamanho;
  • Elevação, como espessamento ou aumento de uma pinta anteriormente plana;
  • Superfície, tais como oxidação, erosão, inchaço, sangramento ou crostas;
  • Consistência, como amolecimento ou pequenos pedaços que se quebram facilmente.

Melanoma na Boca

O melanoma na mucosa oral não é a neoplasia bucal mais comum. No entanto, acontece e, por ser agressiva, precisamos estar atentos aos seus sinais.

A ferida do melanoma pode se apresentar como uma mácula ou úlcera de bordas assimétricas e irregulares. Seu crescimento vertical é rápido e podem surgir lesões-satélites.

Os sintomas mais comuns são:

  • Sangramento;
  • Dor local e amolecimento dentário.

No entanto, é importante que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas e a neoplasia é descoberta em exames clínicos.

Tratamento de Melanoma

O tratamento dessa neoplasia é feito com cirurgia e medicamentos. No entanto, cada caso exige um tipo de cirurgia, que pode ser mais ou menos invasiva dependendo da área atingida.

Já dentre os medicamentos, a radioterapia ou a quimioterapia podem ser utilizados após a cirurgia para evitar um retorno da neoplasia.

Gostou de saber mais sobre o melanoma? Aqui na Simpatio você pode encontrar diversos artigos sobre neoplasias, veja-os aqui.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.