Semelhanças da medicina funcional com áreas da odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Adotada por vários profissionais da área da saúde, é efetiva no tratamento de doenças crônicas

Apesar de ser um tema polêmico e que divide paciente e profissionais da área da saúde, a medicina funcional vai na contra-mão de diversos padrões utilizados há tempos.

Dessa forma, sendo uma forma de medicina alternativa, a medicina funcional tem como principal objetivo diagnosticar e descobrir os sintomas do problema e lidar com eles ainda nesse primeiro nível.

Medicina funcional enxerga o corpo como um sistema único e integrado, não apenas órgãos independentes. Seu objetivo é identificar e combater as causas profundas das doenças e não tratar apenas os sintomas.

Importância da Medicina Funcional

Por ser uma evolução da medicina que permite lidar melhor com as necessidades de saúde, esse tipo de vertente usa uma abordagem orientada, onde os sistemas engajam o paciente e médico em uma parceria terapêutica.

Funcionando como uma terapia alternativa, muda ainda o foco na doença tradicional de prática médica, para uma abordagem mais focada no paciente.

Entre os principais aspectos da sua importância, podemos listar:

  • É recorrente o aumento no número de pessoas que sofrem de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, câncer, doença mental e doenças auto-imunes como a artrite reumatoide, a medicina funcional funciona bem nesses diagnósticos;
  • Nesse tipo de tratamento, os médicos realizam procedimentos específicos e prescritos. Tais como medicamentos ou até encaminhar para cirurgia, visando tratar o problema imediato ou o então seu sintoma;
  • Precisamos dessa alternativa pois, os procedimentos com cuidados agudos para a medicina não tem a metodologia e as ferramentas adequadas para a prevenção e tratamento de doenças complexas. Na maioria dos casos, ela não leva em conta características genéticas e únicas de cada indivíduo. Como por exemplo, se este se expõe a ambientais com toxinas. Além dos aspectos do estilo de vida da população de hoje em dia, que têm uma relação direta com o aumento das doenças crônicas na sociedade.
  • A prática é extremamente necessária pois a maioria dos médicos não é treinada adequadamente para avaliar as causas primárias de doenças crônicas e complexas, assim como para aplicar estratégias de nutrição, dietas e exercícios para tratar e prevenir essas doenças em seus pacientes.

Medicina Funcional e Odontologia

Quando falamos da relação entre medicina funcional e odontologia, é praticamente impossível não citarmos a odontologia biológica.

A odontologia biológica é nada mais que uma proposta inovadora e abrangente para os tratamentos dentários. Seguindo os mesmo ideais da medicina funcional, considera a pessoa como um todo e leva em conta os diversos fatores internos e ambientais que interferem na saúde bucal.

Seu diferencial é então esse, tratar seus pacientes com respeito, dando atenção à individualidade de cada um.

Além disso, esse modelo de tratamento na odontologia controla o efeito dos materiais e procedimentos odontológicos, resultando em uma técnica menos invasiva, traumática e tóxica.

Algumas outras áreas da saúde também mantém os mesmos princípios e são aplicados, como por exemplo:

  • Homeopatia
  • Homotoxicologia,
  • Terapia quântica
  • Medicina fitoterápica
  • Terapia ortomolecular
  • Ozonioterapia
  • Osteopatia
  • Medicina tradicional chinesa
  • Acupuntura

É importante pesquisar e manter-se informado das novidades e alternativas que existem na área da saúde. Por isso, na próxima consulta, questione seu dentista sobre a medicina funcional.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!