Mastigação unilateral causa diversos problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os principais problemas que a mastigação unilateral causa são a assimetria facial, a DTM e o desgaste dos dentes

Quando estamos entretidos com a nossa rotina, acabamos realizando diversos hábitos que trazem prejuízos à nossa saúde bucal. Um deles é a mastigação unilateral, que pode causar a assimetria da face.

Além da assimetria, a mastigação unilateral também provoca disfunções na articulação temporomandibular e desgaste exacerbado na superfície oclusal do dente, já que a mordida concentra-se somente naquela parte.

Então, a mastigação unilateral é quando o paciente mastiga o alimento preferencialmente em um só lado da boca.

Analogamente, é como se você usasse somente o braço direito para fazer suas atividades. Isso faria com que ele ficasse mais fortalecido que o esquerdo.

No entanto, para a nossa boca, a mastigação feita de um lado só desencadeia algumas questões.

Vamos ver quais são os principais riscos dessa mastigação:

Assimetria facial

Mastigar de um lado só causa assimetria da face

A assimetria facial é um desequilíbrio entre os dois lados do rosto. Na maioria dos casos, a desigualdade não é muito perceptível. Mas se os hábitos que contribuem para isso forem contínuos, acabam aumentando o distúrbio.

Se um paciente tem a prática de mastigar só de um lado, isso incentiva um crescimento descompassado do osso da boca dessa mesma região.

Além disso, esse ato reflete até na simetria dos olhos, por conta da hipertrofia, ou seja, um lado fica mais desenvolvido que o outro.

Sintomas da assimetria

  • Fortes dores de cabeça;
  • Dores de ouvido;
  • Estalos ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao mastigar;
  • Desencaixe na mandíbula;
  • Notável mudança no encaixe da arcada dentária.

Tratamentos

Os tratamentos mais recomendados para tratar o desequilíbrio são:

  • Prática estética facial

Proporcionada pelo fonoaudiólogo, é uma prática inserida à rotina da pessoa. O especialista passará alguns exercícios que auxiliem na aparência da face, minimizando as linhas de expressão e equilibrando suas funções, o que buscará reduzir vícios realizados durante a fala, a mastigação e a deglutição.

  • Cirurgias

Em casos mais graves, as cirurgias plásticas são as mais indicadas, principalmente quando começa a afetar a saúde do paciente. Elas visam retomar a integridade do nariz e da mandíbula, por exemplo.

  • Aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos são usados para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. O tratamento possui fins estéticos e funcionais.

  • Botox

O botox é um procedimento inicialmente feito para fins estéticos. Através da toxina botulínica, o método consiste em suavizar as rugas e as linhas de expressão do rosto, melhorando a simetria facial.

DTM

A mastigação de um lado só ocasiona em DTM

A ATM, a articulação temporomandibular, é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, sendo responsável por toda a movimentação da maxila inferior: para frente, para trás e para os lados.

Logo, a disfunção temporomandibular (DTM) é resultado de problemas na ATM, que impede movimentos mastigatórios e fonéticos.

Sintomas da DTM

  • Dor de cabeça crônica, enxaqueca;
  • Dor de ouvido e zumbidos;
    Dificuldades na hora de abrir completamente a boca;
  • Inchaço na face;
  • Pressão atrás dos olhos;
  • Maxilar travado ao abrir ou fechar a boca;
  • Deslocamento da mandíbula;
  • Dificuldade na hora de mastigar;
  • Sensação de que os dentes superiores e inferiores não encaixam.

Tratamento

Uma das indicações é a aplicação de bolsas de água quente onde o paciente sente dores. O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados após diagnósticos médicos.

Em situações mais graves, a melhor alternativa é a cirurgia, para recompor as partes afetadas.

Desgaste no dente

A mastigação feita de um lado só desgasta os dentes

O desgaste no dente é uma forma de deterioração. Os dentes diminuem devido aos hábitos inadequados e problemas oclusais.

No caso da ação de mastigar de um lado só, o tipo de desgaste dental relacionado é o abrasivo, que acontece por causa dos atritos constantes.

Tratamento

Para reconstruir a superfície, o dentista terá de restaurar o dente, permitindo que ele retome sua função e sua estética novamente.

O procedimento é feito com resina, já que ela possui a mesma coloração dos dentes.

Portanto, da próxima vez que você for mastigar algo, atente-se! Se você estiver realizando uma mastigação unilateral, a melhor forma de prevenir contratempos no futuro é equilibrando o exercício. Faça uma alternância dos movimentos.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.