CLÍNICAS

Lixa odontológica é usada na limpeza e polimento do dente

Lixa odontológica é usada na limpeza e polimento do dente

Lixa auxilia realização de polimento dentário

A lista de materiais e produtos para consultórios odontológicos é extensa. Os dentistas precisam de muitos acessórios para realizar um procedimento adequado. Um deles é a lixa odontológica.

Ela é mais um dos equipamentos usados para garantir dentes brancos e um sorriso bonito aos pacientes. Mas, afinal, qual a função da lixa odontológica e quais suas características?

Lixa odontológica é um auxiliar utilizado durante procedimentos odontológicos de polimento e acabamento dentário.

Características da Lixa Odontológica

A tira de lixa é utilizada na odontologia para finalizar o procedimento de polimento e acabamento dentário. Entre suas funções, ela é útil para o acabamento de materiais restauradores e do próprio esmalte dentário.

Ainda, quando usada no esmalte dentário, a lixa não provoca sensibilidade, promovendo renovações na forma ou na estrutura dos dentes.

Além dos motivo estéticos, essas renovações podem ser necessárias, por exemplo, para facilitar a realização de tratamentos ortodônticos.

Existem diversos tipos de lixa para dente, que podem ser feitos em materiais como poliéster ou aço.

Um deles é a lixa proximal. Como o nome diz, a esse material deve ser utilizado nas faces proximais dos elementos da arcada dentária.

Além disso, é importante ressaltar que a lixa dental é de uso único. Isso significa que ela deve ser descartada após finalizado o procedimento.

Para quem está se perguntando o preço da lixa odontológica: varia de R$15,00 e R$25,00. Contudo, esse preço pode aumentar de acordo com a complexidade do material.

Como acontece o Polimento Dentário com Lixa?

O polimento dental é um procedimento que visa a suavização da superfície dos dentes. Desse modo, ele é realizado acompanhado de uma raspagem dentária ou um procedimento de remoção de tártaros.

Para boa realização de um polimento dentário, são utilizados uma taça de borracha e cremes dentais próprios:

  • Taça de borracha é um material odontológico utilizado para limpezas dentárias e remoção de tártaro;
  • Já a pasta de polimento, que também recebe o nome de pasta profilática, contém grãos abrasivos. Dessa maneira, os grãos variam de tamanho, podendo ser finos, médios ou grossos.

Além disso, algumas pastas profiláticas contêm flúor. Isso significa que elas podem auxiliar o processo de remineralização da superfície do esmalte dentário ou até mesmo reduzir a sensibilidade dos dentes.

Indicações do Polimento

Esse procedimento pode ser indicado quando acontece o aparecimento de manchas extrínsecas nos dentes.

As manchas extrínsecas são aquelas que acometem a parte externa do elemento dental. Em geral, são causadas pelo excesso no consumo de chás, café, cigarro ou por conta da placa bacteriana.

É importante ressaltar que o polimento dentário pode colocar em risco a sua saúde bucal.

Isso porque os grãos presentes na pasta de polimento podem entrar na região abaixo da linha da gengiva. Portanto, quando isso acontece, as chances de desenvolvimento de uma infecção são grandes.

Além disso, pessoas que contam com dentes restaurados devem evitar passar pelo procedimento.

As restaurações, tanto as que são em amálgama, quanto as que são em porcelana podem, posteriormente, ser danificadas pelos grãos das pastas.

Entre alguns outros fatores que devem ser observados pelo dentista na hora de realizar o polimento, podemos citar:

  • Dentes recém-irrompidos;
  • Inflamação gengival;
  • Hipocalcificação;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dentes com superfícies expostas da raiz;
  • Dentes com áreas de desmineralização;
  • Dentes sem mancha existente;
  • Doenças transmissíveis.

Portanto, o paciente deve consultar um dentista de confiança para atestar a real necessidade da realização de um polimento dentário, assim como do uso de lixa odontológica.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também