Lipoma oral pode ser tratado com excisão cirúrgica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Aumento de volume na cavidade oral pode causar incômodo e atrapalhar funções da boca

Existem alguns problemas de causas desconhecidas, mas que podem gerar grandes preocupações. O lipoma é um deles. Em geral, seu desenvolvimento afeta outras regiões do corpo, mas a cavidade bucal não está imune.

Mesmo que de forma rara, o lipoma também pode afetar a nossa boca. Você conhece essa neoplasia, suas possíveis causas e características?

Lipoma é o resultado do acúmulo de células de gordura, formando um nódulo elevado. São considerados neoplasias benignas.

Causas do Lipoma

A neoplasia é qualquer crescimento anormal, exagerado e espontâneo de um tecido do corpo. Desse modo, ela ocorre por meio de alterações celulares das células normais advindas do nosso próprio organismo.

No caso dos lipomas, esse desenvolvimento está relacionado ao tecido adiposo. Ainda não se sabe ao certo o motivo que provoca o surgimento dessa elevação.

Contudo, acredita-se que pode estar relacionado com questões hereditárias, hormonais, inflamatórias ou endócrinas. Além disso, seu aparecimento pode estar relacionado a traumas na região afetada.

Características do Lipoma

A principal característica dessa patologia é o desenvolvimento de uma área elevada e macia na região do corpo afetada.

Em geral, o problema se manifesta em áreas como pescoço, ombros e abdome. Sendo assim, o lipoma na boca é um tipo mais raro de ocorrência.

Quando acontece, existe preferência pela área da mucosa jugal. Isso porque é justamente na região das bochechas que ocorre o maior acúmulo de gordura.

Mesmo que mais raro, é importante ressaltar que o desenvolvimento de lipoma em mucosa labial ou lipoma em assoalho da boca não é impossível.

A lesão se apresenta como uma forma elevada de tamanho entre 3 a 8 centímetros. Seu crescimento é lento e sua coloração pode variar entre amarelada e rosada.

Malefícios da Elevação

O surgimento de um lipoma bucal pode representar um grande incômodo estético, principalmente nos casos mais graves, nos quais a neoplasia se apresenta com um tamanho maior.

Além disso, esse desenvolvimento pode ser um empecilho, por exemplo, para a adaptação ou colocação de próteses dentárias. Ainda, o aumento do volume pode gerar dificuldades na fala ou na mastigação.

Quem pode ser afetado pelo Lipoma?

Na grande maioria das vezes, o lipoma pode se desenvolver em pessoas na faixa de 40 a 60 anos. Ele também pode surgir em crianças obesas. O aparecimento da elevação é mais raro em crianças ou em pessoas até os 20 anos.

Tratamentos para o Lipoma Oral

O tratamento do lipoma na odontologia se dá através de um procedimento de excisão cirúrgica. Esse procedimento visa a remoção da lesão e pode ser realizado utilizando anestesia local ou anestesia geral.

A excisão é feita pelos cirurgiões-dentistas especializados em cirurgia e traumatologia buco maxilofacial. Nesses casos, é rara a possibilidade de reincidência da lesão.

Contudo, é importante lembrar de visitar o dentista ao primeiro sinal da alteração na cavidade oral.

Isso porque o profissional poderá realizar exames e, assim, confirmar a ausência que qualquer outro tipo de lesão que pode ser confundida com o lipoma na boca.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.