Linha média é uma das referências para o sorriso perfeito

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância da linha média para os tratamentos odontológicos

Existem diversas maneiras de analisar o sorriso para avaliar se ele está em harmonia com o seu rosto ou precisa de ajustes. Uma das referências para os dentistas realizarem essa análise é a linha média.

Ela é essencial na estética dos nossos dentes. Além disso, também influencia nos tratamentos ortodônticos. Ao longo desse artigo vamos descobrir mais sobre a linha média. Mas, afinal, o que ela é?

Linha média é uma linha vertical imaginária. Ela é projetada sobre os dentes incisivos centrais superiores e inferiores. Assim, conseguimos notar se os dentes estão alinhados entre si.

Caso a linha média esteja alinhada à linha média do rosto, o seu sorriso é considerado harmonioso!

Importância da Linha Média

Como já vimos, a linha média dentária indica o alinhamento dos nossos dentes. Assim, o paciente e o cirurgião-dentista conseguem ver se o sorriso está saudável e harmonioso.

Além disso, essa linha também ajuda a entender como é a mordida do paciente. Ela é referência para o dentista analisar a formação da arcada dentária e a localização de cada dente.

Posso ter um desvio na Linha Média?

A resposta é sim! É comum as pessoas terem um desvio de linha média. Isso significa que o paciente pode apresentar alguma alteração dentária.

Por exemplo, quando perdemos algum dente, os dentes que ficaram na boca podem sofrer uma movimentação. Assim, a posição dentária fica desconfigurada e a linha sofre o desvio.

Mas também devemos lembrar que além desse desvio, nós também podemos sofrer com o desvio da linha mediana.

A linha mediana é outro nome para a linha média da face. Ela é projetada sobre os ossos da face, que são a mandíbula e o maxilar. Algumas das causas mais comuns do desvio são:

  • Posição alterada de algum dente;
  •  Mudança na mordida; e
  • Perda de dente.

Todas essas causas, além de impactarem na estética dental, também podem causar consequências mais sérias. Algumas delas são:

  • Problemas na hora da mastigação; e
  • Alterações na articulação temporomandibular, também conhecidas como DTM.

Tratamento Ortodôntico

O profissional adequado para cuidar de toda essa parte é o ortodontista. Ele é o responsável por indicar e colocar aparelhos que corrigem a posição dos dentes e dos ossos maxilares.

Assim, se o profissional notar que as consequências do desvio estão trazendo prejuízos ao paciente, o ortodontista irá recomendar o tratamento ortodôntico.

A partir do diagnóstico certeiro, o profissional e o paciente irão discutir e entender qual é o melhor tratamento para corrigir a linha média do sorriso.

Cuide do seu sorriso!

Além do alinhamento do dente, a estética dental também é composta por outros elementos. Por isso, é importante cuidar da saúde bucal para ter o sorriso perfeito.

Uma das dicas que separamos é escovar os dentes depois das alimentações. Também, não esqueça da escovação antes de ir dormir. Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. E, utilize enxaguantes bucais.

Não esqueça de fazer visitas regulares ao seu dentista de confiança! Assim, você acompanha o alinhamento da sua linha média e checa se está tudo correto com seu sorriso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!