Licenciamento de marca beneficia consultórios odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o licenciamento deve ser realizado

O licenciamento de marca é uma grande oportunidade para empresas detentoras de marcas ou negócios que queiram se associar a uma. E isso vale também para os consultórios odontológicos.

Trata-se de uma modalidade que vem crescendo de maneira surpreendente no Brasil e no mundo. Então, vamos entender melhor sobre como funciona o licenciamento de marca.

Licenciamento da marca é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária.

Sobre o Licenciamento de marca

É interessante ressaltar que licenciamento do uso de marca é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração.

Isso normalmente é definido como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse tipo de licenciamento.

O licenciamento também é considerado uma forma do licenciado adquirir uma nova propriedade intelectual, que nesse caso, são as novas marcas com objetivo de exploração comercial.

Outro ponto é que para o licenciamento ter sucesso é importante que a marca já exista, seja conhecida e consolidada. Isso facilita bastante para ambos os lados do licenciante e licenciado trabalharem com ela.

É importante que você tenha noção de que o licenciamento não trabalha com o processo de construção de marca em si. Ele auxilia no desenvolvimento das marcas já existentes agregando valor a elas.

Entretanto, não é impossível aliar a construção com o desenvolvimento em algumas ocasiões. Isso depende bastante do produto/marca que está sendo trabalhado.

Passo a passo do licenciamento de marca

Para que o licenciamento obtenha o resultado desejado, é importante que você siga alguns passos. Por isso, nós da Simpatio fizemos uma lista para te ajudar. Acompanhe!

Percepção

O primeiro passo é verificar como os produtos estão sendo recebidos pelo público alvo. É importante acompanhar o comportamento de consumo, a aceitação dele ou negação do mesmo através do monitoramento das ações.

No caso de um consultório odontológico, o ideal é que você observe a popularidade de seu estabelecimento e a satisfação dos clientes com os serviços prestados.

Questões Públicas

Tratar sobre as questões públicas significa trabalhar a fundo no quesito de análise de seu trabalho. Essa parte envolve:

  1. Mapeamento geográfico;
  2. Observação do comportamento de consumo;
  3. Captação do público que deseja alcançar;
  4. Mapeamento de instituições que irão atender os fornecedores;
  5. Pesquisas sobre a satisfação dos clientes.

O ideal é ir além do comportamento de consumo, realizar todo o levantamento e mapeamento geográfico e ter visão estratégica para atender o público que você deseja.

A Mensagem

Como o próprio nome já diz, essa parte engloba a maneira como a marca deve se comunicar com o cliente ou o consumidor.

Assim, é necessário observar quais instrumentos de publicidade ela irá utilizar para impor sua identidade.

Além disso, quais a mídias ideais para atingir em massa seu público de forma positiva, qual a identidade que ela irá ter e como ela passará isso aos colaboradores internos e externos também também devem ser fatores observados.

Os Meios

Ocorre da união das etapas questões públicas e da mensagem. Seria a hora de realizar todo um planejamento para colocar em prática as ações e conseguir atingir os resultados esperados.

Questões Financeiras

Trata-se da observação dentro do planejamento das possibilidades financeiras de executar cada projeto. Em resumo, é observar o que seria viável e inviável, analisando as seguintes questões:

  • Quais pontos serão abordados no primeiro plano para dar o input à marca e quais ficarão para um segundo momento?
  • Será necessário um empréstimo?
  • Como a empresa irá arcar com os recursos?
  • Haverá colaboração financeira de parceiras?
  • Como irão arcar com os pagamentos dos eventos e ações de marca e marketing?

Essa etapa é crucial. É durante ela que é realizado todo um orçamento detalhado. Ou seja, levantamento do budget necessário e o que seria prioridade ou não para obtenção de sucesso nesse primeiro momento.

A Avaliação

Nada mais é do que avaliar todos os resultados da marca atingidos:

  • Se superou ou não as expectativas de lançamento;
  • Se o plano de comunicação e marketing estava integrado;
  • Se as ações geraram devido interesse por parte dos consumidores, clientes ou colaboradores para saber mais sobre o produto, serviço ou marca;
  • Se a mensagem foi entendida por todos, se captaram a identidade da marca.

Nesse momento do licenciamento de marca que são avaliados todos os pontos positivos e o que deveríamos melhorar para corrigir as falhas e atingir o sucesso desejado.

Licenciamento de Marca na Odontologia

O licenciamento de marca pode ser altamente benéfico para dentistas. Principalmente aqueles que atuam em ambientes e locais onde a competitividade é alta.

Desse modo, se atrelar a uma determinada marca que já possui credibilidade no mercado pode atrair pacientes e outras empresas para o consultório ou clínica.

Além disso, enquanto um profissional tem que lutar pelos pacientes em seu dia a dia, com o licenciamento de marca esse custo vai para um caixa comum, que faz a publicidade da marca como um todo.

Junto com os benefícios de marketing, também está o fato de os custos com material podem diminuir, caso no seu contrato você junte sua compra com a de outros licenciados. Conseguindo assim um desconto com as marcas.

Esse formato também pode ajudar os dentistas a criar uma comunidade e melhorar o networking dentro da área.

Porém, não confunda o modelo de licenciamento de marca com o de franquias odontológicas, que são menos flexíveis e podem gerar outros benefícios.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.