Lâmina dentária é a fase inicial da formação do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A origem da lâmina dentária acontece logo na sexta semana do feto na barriga da mãe

A odontogênese é o nome dado ao estágio de formação dos dentes. Eles são formados e desenvolvidos na região alveolar, que é a porção da maxila e da mandíbula que dá suporte aos dentes. E a primeira fase desse processo denomina-se lâmina dentária.

O processo da lâmina dentária acontece rapidamente, a partir da sexta semana do feto na barriga da mãe. Nesse período, algumas células começam a se proliferar mais rapidamente que outras. Isso ocasiona em uma faixa de tecido epitelial que posteriormente será a arcada dentária.

A lâmina dentária é a primeira constatação da formação de um dente. É formada nas células do ectoderma oral e se desenvolvem rapidamente.

Origem da Lâmina Dentária

Quando as células epiteliais da camada basal se multiplicam, criam uma invaginação no sentido do ectomesênquima, que sofre uma condensação.

A borda dela divide-se em dois processos, lâmina dentária e vestibular: um voltado para a face lingual, que recebe o nome de lâmina dentária, e o outro para a vestibular, que denomina-se lâmina vestibular.

Por toda extensão da lâmina dentária, a proliferação incessante leva à formação de tumefações epiteliais, ou seja, um aumento do volume da célula do tecido, que futuramente darão origem aos dentes decíduos.

Além disso, somando-se a proliferação, a divisão e a diferenciação das células ectodérmicas do elemento dental e ectomesênquima postado de maneira adjacente, as modificações que se processam na forma do germe dental em formação são divididas nos seguintes estágios:

  • Botão ou broto dental;
  • Capuz ou casquete;
  • Campânula ou sino.

Fases da Lâmina Dentária

A lâmina dental divide-se em três fases.

Lâmina primária

Começa a se desenvolver a partir da sexta semana de gravidez e termina no segundo mês de vida intrauterina. Ela está relacionada com a formação dos dentes de leite.

Lâmina secundária

Tem seu processo iniciado no quarto mês de vida intrauterina até os dez meses de idade da criança. Seu objetivo é formar os dentes permanentes, que substituirão os decíduos. É formada no lado lingual do elemento dental.

Com os dentes incisivos centrais permanentes, por exemplo, a lâmina secundária surge no quinto mês de vida intrauterina. Já com os segundos pré-molares, ela se forma aos dez meses de idade.

Lâmina terciária

A terceira etapa inaugura-se durante o quarto mês de vida intrauterina, se estendendo até os cinco anos de idade.

Conforme há o crescimento das arcadas dentárias, a lâmina primária cresce sentido a face distal do dente. Com isso, forma-se a lâmina terciária, que será encarregada por originar os dentes molares permanentes.

Sobre nossa arcada dentária

A dentição decídua é constituída por 20 dentes, sendo eles 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares. Já a permanente possui 32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.

Dependendo do formato e função, cada dente recebe uma determinada nomeação:

Em resumo, vimos como um dos estágio da odontogênese se forma, que é a lâmina dentária, a primeira manifestação da formação do dente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.