A origem da lâmina dentária acontece logo na sexta semana do feto na barriga da mãe
A odontogênese é o nome dado ao estágio de formação dos dentes. Eles são formados e desenvolvidos na região alveolar, que é a porção da maxila e da mandíbula que dá suporte aos dentes. E a primeira fase desse processo denomina-se lâmina dentária.
O processo da lâmina dentária acontece rapidamente, a partir da sexta semana do feto na barriga da mãe. Nesse período, algumas células começam a se proliferar mais rapidamente que outras. Isso ocasiona em uma faixa de tecido epitelial que posteriormente será a arcada dentária.
A lâmina dentária é a primeira constatação da formação de um dente. É formada nas células do ectoderma oral e se desenvolvem rapidamente.
Origem da Lâmina Dentária
Quando as células epiteliais da camada basal se multiplicam, criam uma invaginação no sentido do ectomesênquima, que sofre uma condensação.
A borda dela divide-se em dois processos, lâmina dentária e vestibular: um voltado para a face lingual, que recebe o nome de lâmina dentária, e o outro para a vestibular, que denomina-se lâmina vestibular.
Por toda extensão da lâmina dentária, a proliferação incessante leva à formação de tumefações epiteliais, ou seja, um aumento do volume da célula do tecido, que futuramente darão origem aos dentes decíduos.
Além disso, somando-se a proliferação, a divisão e a diferenciação das células ectodérmicas do elemento dental e ectomesênquima postado de maneira adjacente, as modificações que se processam na forma do germe dental em formação são divididas nos seguintes estágios:
- Botão ou broto dental;
- Capuz ou casquete;
- Campânula ou sino.
Fases da Lâmina Dentária
A lâmina dental divide-se em três fases.
Lâmina primária
Começa a se desenvolver a partir da sexta semana de gravidez e termina no segundo mês de vida intrauterina. Ela está relacionada com a formação dos dentes de leite.
Lâmina secundária
Tem seu processo iniciado no quarto mês de vida intrauterina até os dez meses de idade da criança. Seu objetivo é formar os dentes permanentes, que substituirão os decíduos. É formada no lado lingual do elemento dental.
Com os dentes incisivos centrais permanentes, por exemplo, a lâmina secundária surge no quinto mês de vida intrauterina. Já com os segundos pré-molares, ela se forma aos dez meses de idade.
Lâmina terciária
A terceira etapa inaugura-se durante o quarto mês de vida intrauterina, se estendendo até os cinco anos de idade.
Conforme há o crescimento das arcadas dentárias, a lâmina primária cresce sentido a face distal do dente. Com isso, forma-se a lâmina terciária, que será encarregada por originar os dentes molares permanentes.
Sobre nossa arcada dentária
A dentição decídua é constituída por 20 dentes, sendo eles 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares. Já a permanente possui 32 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
Dependendo do formato e função, cada dente recebe uma determinada nomeação:
- Incisivos: dentes frontais que servem para cortar os alimentos;
- Caninos: são pontiagudos que rasgam e perfuram;
- Pré-molares e molares: tem a função de triturar.
Em resumo, vimos como um dos estágio da odontogênese se forma, que é a lâmina dentária, a primeira manifestação da formação do dente.