PACIENTES

Irrigador Oral auxilia na limpeza profunda dos dentes

Irrigador Oral auxilia na limpeza profunda dos dentes

Aprenda como utilizar o irrigador oral de forma correta

Você sente que o fio dental não consegue remover todos os resíduos de alimentos entre os dentes, ou até mesmo tem preguiça ou dificuldade em manejar o fio? Talvez você deva experimentar o irrigador oral.

Entretanto, o recomendado é utilizar o irrigador oral como um complemento ao fio dental, uma vez que o fio alcança partículas não removidas pelo irrigador e vice-versa.

O irrigador dental é um pequeno aparelho que produz um jato de água pulsante. Ele possibilita a remoção de grandes partículas de comida entre os dentes, além de massagear a sua gengiva.

O irrigador pode ser um grande aliado da sua rotina de higiene bucal. Ele também é bastante recomendado quando o paciente utiliza o aparelho fixo, facilitando bastante a limpeza.

Qual é o preço médio do irrigador?

Antes de tudo, é interessante frisar que existem diferentes modelos de irrigadores orais, com muitas variantes em questão.

Eles podem ser diferentes quanto ao nível de pressão, tamanho do reservatório de água, formato dos bicos, alimentação (eletricidade ou bateria) e utilização (podendo ser utilizados individualmente ou por toda a família).

Com isso, o preço pode variar bastante chegando a 500 reais para os modelos mais simples, até 800 reais em modelos mais avançados.

Como utilizar o irrigador oral

O passo inicial é preencher o reservatório de seu irrigador oral com água morna. Em seguida, pegue o bico do irrigador e coloque-o na mangueira.

Em irrigadores para utilização da família, é comum que existam diversos bicos, sendo um de cada cor. Assim, é possível diferenciá-los, e cada integrante da família pode ter o seu.

Isso proporciona uma melhor condição de higiene para todos.

Antes de utilizar o aparelho pela primeira vez, é necessário que você regule a pressão desejada. Isso auxilia a operar o instrumento com mais facilidade.

O recomendado é deixar no mínimo. Com o tempo é possível experimentar os outros níveis de pressão e escolher o mais adequado para você.

Com tudo pronto, é hora de iniciar o procedimento. Antes de ligar o irrigador, você deve colocá-lo em sua boca.

Debruce-se sobre uma pia e feche a boca ao redor do bico para evitar que a água espirre no seu rosto ou nas suas roupas. Em seguida você já pode ligar o dispositivo.

O recomendado é iniciar pelos dentes superiores traseiros, passando o aparelho lentamente por todos os dentes da boca, e não esquecendo de massagear a gengiva.

A dica é focar na base e nos espaços interdentais, uma vez que esses são os locais mais difíceis da escovação alcançar. Você deve irrigar tanto a parte frontal quanto parte traseira do dente, para que a higienização fique impecável.

Durante o processo, deixe que a água escorra por sua boca e caia na pia. Após o uso, remova o bico do aparelho, descarte a água restante e guarde-o adequadamente no seu compartimento, em local higiênico.

Se você possui uma gengiva sensível, complementar a escovação utilizando o aparelho pode ser menos doloroso. Um irrigador oral sem fio é pequeno e perfeito caso você viaje muito e queira levá-lo nas viagens.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também