Relação da infecção no cérebro com problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O perigo se esconde nos detalhes Uma ida ao dentista pode evitar danos fatais

Uma infecção no cérebro pode se manifestar de maneira sutil, dificultando assim o diagnóstico e tratamento da doença.

A relação que uma bactéria ou infecção bucal e dental podem ter com a infecção no cérebro é direta e muito perigosa, podendo até ser fatal.

Dessa forma, a infecção no cérebro é causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Através dos dentes e cavidades bucais, uma bactéria perigosa pode se instalar, trazendo sérios problemas ao paciente.

Como Acontece a Infecção no Cérebro a Partir da Boca?

Tanto a boca quanto os dentes são locais propícios para a proliferação de bactérias. Principalmente quando não acostumados a uma rotina efetiva e completa de higiene bucal.

Quando há uma inflamação ou ferida na boca, é provável que bactérias da boca se alojem, podendo então se proliferar no local machucado e causar uma infecção.

Por isso, no momento em que a infecção ocorre, a dor se manifesta como um sinal de alerta e, é nesse momento, em que deve-se procurar o mais rápido um dentina para examiná-lo.

Tratamentos que acabam com a dor são um alívio, certo? Porém, muitas vezes isso pode esconder os sintomas da infecção, fazendo com que o paciente entenda que melhorou e então não procure um especialista.

Sintomas da Infecção Intracraniana

Os principais sintomas que aparecem quando há uma infecção no cérebro causada por bactéria da boca são:

  • Infecção intracraniana;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Agitação e irritabilidade;
  • Dor de cabeça forte e latejante;
  • Confusão mental.

Casos que Podem Evoluir Para Uma Infecção no Cérebro

O tratamento de canal é um exemplo. Especialmente nos casos em que há necessidade de cuidar de problemas na polpa dentária.

Uma cárie ou machucado profundo pode necrosar esse tecido com nervos e vasos sanguíneos, o que permite a entrada de bactérias que causam infecção.

A retirada do tecido elimina a dor, mas se o local não for bem desinfetado, as bactérias se instalam e podem causar problemas maiores.

Dessa forma, a bactéria pode ainda se infiltrar na mandíbula ou maxilar e, a partir dai, ir de encontro a outros locais, como órgãos do tórax, o rosto e na região intracraniana.

No pior e mais grave dos casos, a bactéria pode se manifestar em vários lugares, causando uma infecção generalizada e levando o paciente à morte.

Outros problemas mais simples que um canal, também são fatores causadores. Uma infecção no dente, uma gengivite ou até mesmo um quadro periodontal, podem então contribuir nesse momento.

Próteses mal adaptadas também podem dar espaço para que essas bactérias se instalem e proliferem.

Doenças Que se Manifestam a Partir de Bactérias da Boca

Algumas outras doenças já também conhecidas podem se desenvolver e dar origem a uma infecção chegando até o cérebro e órgãos importantes. Algumas delas são:

  • Sinusite – as bactérias da boca podem se instalar na região da face e provocar assim uma sinusite;
  • Endocardite – uma infecção no interno do coração. Viaja pela corrente sanguínea por meio de uma bactéria como as da boca;
  • Periodontite – causada pela má higiene bucal, quando tratada rápida e efetivamente, evita danos mais sérios, como a extração permanente dos dentes afetados.

Dessa forma, uma ida ao dentista ao menos uma vez ao ano, pode ser a prevenção necessária para evitar ou diagnosticar algo que possa resultar em uma infecção no cérebro.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.