O que é o Índice de Dean e por que é importante o conhecer?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba tudo sobre o Índice de Dean e qual é a sua utilização dentro da odontologia

Ao olhar para os seus dentes, você encontra manchas brancas? Se sim, tome cuidado! Afinal, pode ser um caso de fluorose dentária. E, com o intuito de evitar este problema, foi criado o Índice de Dean.

Você sabe o que é o Índice de Dean, quem recomenda o seu uso e para qual finalidade ele é utilizado? Neste artigo, você descobrirá tudo isso!

Índice de Dean é o nome dado a um registro sobre o grau da fluorose dentária apresentada pelo paciente.

Ele também pode ser entendido como uma tabela que tem como objetivo de tornar o exame clínico mais rápido e fácil. Dessa forma, existem seis códigos referentes ao grau da fluorose:

  1. Normal (0): esmalte dentário liso, brilhante e geralmente de cor branca ou bege pálida;
  2. Questionável (1): o esmalte começa a apresentar pequenas desordens na translucidez, podendo variar entre pequenos traços esbranquiçados a manchas;
  3. Muito leve (2): áreas pequenas e opacas de coloração branca, porosas, dispersas irregularmente sobre o dente, envolvendo menos de 25% da superfície dentária vestibular;
  4. Leve (3): a opacidade é mais extensa do que a anterior, mas ainda está presente em menos do que 50% da superfície do dente;
  5. Moderado (4): a face exterior do dente começa a apresentar um desgaste evidente com manchas marrons e normalmente alterando a anatomia dental;
  6. Severo (5): o esmalte se encontra muito afetado e a hipoplasia altera o formato do dente em alguns casos.

Neste último índice, é comum que sejam analisadas áreas com fóssulas ou desgastes e manchas marrons espalhadas, fazendo com que os dentes tenham aparência de que estão gastos.

O que é Índice de Dean?

A primeira dúvida que fica é: o que é Índice de Dean? A resposta para isso é bem simples: é uma tabela utilizada por pesquisadores da saúde e por profissionais que trabalham com programas de saúde pública.

Para que serve este índice?

Sabe-se que o uso excessivo de flúor gera um problema conhecido como fluorose dentária. Então, o intuito do índice é analisar da melhor forma possível como o problema atinge o paciente e em qual estágio se encontra.

É válido ressaltar que a recomendação de uso desta tabela vem por parte da Organização Mundial da Saúde.

Assim, o Índice de Dean é muito utilizado, por esquematizar em categorias, separando-as e diminuindo a subjetividade do tema.

Quem o impôs?

Como citamos anteriormente, o uso deste índice é muito forte entre pesquisadores, epidemiologistas e pessoas que trabalham em programas de saúde coletiva. O responsável pelo índice de Dean é a OMS.

Por que é importante o conhecer?

Como citamos anteriormente, este índice faz o exame clínico ser obtido mais fácil e rapidamente por parte do profissional de odontologia.

Portanto, é necessário que os dentistas conheçam a tabela para chegarem a um diagnóstico preciso.

Quando antes for diagnosticado, mais opções de tratamento existem, já que o problema não estará tão desenvolvido.

De um modo geral, o Índice de Dean é uma boa ferramenta para oferecer grande auxílio aos profissionais na hora de entender como está a saúde bucal do paciente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.