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Entenda o que é o Inbound Marketing

Entenda o que é o Inbound Marketing

Com o passar dos anos, diversas técnicas de marketing odontológico começaram a surgir, principalmente para otimizar lucros do consultório. Dentre as ferramentas usadas, existe o Inbound Marketing.

Apesar de ter sido criado no ano de 2009, o Inbound Marketing começou a ganhar expressividade dentro da odontologia recentemente.

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é o nome dado a uma série de técnicas utilizadas para atrair o cliente para um site e depois criar um relacionamento com essa pessoa.

No entanto, a principal diferença entre esse tipo de marketing para o convencional é que quem vai atrás da empresa é o cliente, não o contrário.

De tal forma, tem sido considerado cada vez mais importante que as empresas invistam em táticas assim para aumentar o tráfego do site e a influência sobre o mercado daquele ramo.

Por isso, esclareceremos mais sobre essa estratégia que pode ser aplicada durante o marketing para dentistas ou para clínicas.

Qual o objetivo do Inbound Marketing?

Antes de mais nada, explicaremos melhor sobre qual o objetivo do Inbound Marketing, motivo pelo qual a técnica é tão significativa para empresas.

A finalidade é fazer com que a área de marketing de uma empresa se torne um centro de investimento, e não um centro de custo.

Afinal, os resultados das ações tomadas por essas estratégias podem ser mensurados. Assim, é possível saber quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram usando uma campanha numa ferramenta de análise do site.

Em outras palavras, é possível entender que por meio do conhecimento dessas informações podemos melhorar as campanhas da empresa, tendo retorno sobre o investimento.

O Inbound Marketing possui cinco grandes objetivos finais:

  1. Aumentar a visibilidade de uma empresa ou negócio;
  2. Reduzir o custo para adquirir clientes;
  3. Conquistar clientes em potencial;
  4. Produzir conteúdos que podem fazer a diferença no público alvo;
  5. Melhorar e otimizar o processo de vendas.

É por conta de todos estes pontos que tem se tornado cada vez mais comum as empresas investirem nestas técnicas.

Isso acontece porque essa técnica é mais barata do que o marketing convencional, e os resultados são tão bons quanto.

Por outro lado, a necessidade de realizar estratégias de atração ocorre quando ele é um dos fatores cruciais para melhorar a posição e a influência no mercado, em comparação com os concorrentes.

Qual o conceito do Inbound Marketing?

Agora, explicaremos qual o conceito de Inbound Marketing.

Como citado anteriormente, a ideia desta estratégia é atrair potenciais usuários para o site a fim de criar um relacionamento com essa pessoa para aumentar o lucro da empresa.

A ideia dessa técnica é justamente criar e compartilhar conteúdos que irão impactar de forma positiva o público alvo da empresa.

O intuito é conquistar permissão para poder se comunicar de forma direta com os consumidores de uma marca ou empresa.

Para isso, a empresa tenta atrair a atenção de pessoas que querem se tornar clientes através de conteúdos que suprem as necessidades desse determinado público.

Isso é necessário para criar o melhor relacionamento possível entre os clientes e a empresa.

Normalmente as atitudes tomadas pela empresa acontecem de forma online, seja por meio do site, redes sociais ou e-mail.

Essa técnica pode ser aplicada na odontologia?

Após entendermos o que é Inbound Marketing, vamos ver qual é o objetivo e quais são os conceitos utilizados nesta técnica dentro da odontologia.

Como aplicar o Inbound Marketing na Odontologia?

Para aplicar o Inbound Marketing na odontologia, é necessário que sejam seguidos os seguintes passos:

  1. Atração: aqui, a dica é possuir um site para o consultório, no qual será publicado conteúdos com temas interessantes. É por meio das publicações que as pessoas irão encontrar o consultório;
  2. Converter: para que esse passo seja eficaz, é preciso ter algum meio de contato do paciente. Uma dica é oferecer algum conteúdo em troca do e-mail, podendo ser um E-book ou outros brindes;
  3. Vender: uma vez possuindo o contato da pessoa, é necessário realizar a venda. Assim, podem ser enviadas mensagens com promoções, convidando-o para uma consulta inicial;
  4. Fidelizar e agradar: após uma consulta, ofereça promoções para o paciente caso ele leve novos pacientes ao consultório.

Por fim, lembre-se que todos os passos são igualmente necessários para que a estratégia dê certo. Procure não ignorá-los para alcançar o resultado almejado.

Quais os benefícios oferecidos para o dentista ou consultório?

Assim como é possível aplicar o Inbound Marketing para dentistas, o uso destas técnicas também podem ser feitas em consultórios e clínicas. Para ambos os casos existem vantagens que uma estratégia dessa pode gerar.

Confira quais são os pontos positivos que a adesão a esta técnica proporciona na lista abaixo:

  • Aumento no número de pacientes mensais;
  • Atribui uma maior autoridade para o dentista e para a clínica, mostrando que o local é adequado e está preparado para prestar um atendimento de qualidade;
  • Educar o público sobre serviços oferecidos, acabando com o medo que alguns pacientes possuem;
  • Maior credibilidade e valorização da profissão e do profissional;
  • Fidelização de pacientes uma vez que um bom serviço é prestado.

Tendo tudo isso em vista, podemos afirmar que dentre as ideias de marketing para consultório odontológico, essa é uma que oferece um resultado satisfatório, podendo até gerar maior lucro mensal.

É válido pontuar que isso é algo que demanda tempo e um bom plano de marketing com objetivos alinhados e palpáveis.

Agora que você sabe mais sobre o Inbound Marketing e como aplicá-lo, que tal investir nessa estratégia para o seu consultório e aumentar o número de clientes mensais?

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

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