A impressora 3D ajuda o dentista promovendo mais rapidez aos procedimentos odontológicos
Com o passar dos anos, a odontologia torna-se cada vez mais tecnológica. A radiologia digital, por exemplo, oferece mais rapidez na geração de imagens. E, nesse mesmo âmbito, existe também a impressora 3D.
A prototipagem rápida, conhecida popularmente como impressora 3D, possibilita que os procedimentos odontológicos sejam cada vez mais precisos e ágeis. Vamos conhecer seus benefícios neste artigo.
A impressora 3D é um método de tecnologia de fabricação aditiva que cria modelos tridimensionalmente por meio de sucessivas camadas de material.
Funcionamento da impressora 3D
Ela funciona de forma semelhante à uma impressora normal, mas com um detalhe que as diferenciam: a 3D imprime objetos. E isso facilita a vida do dentista, fazendo com que os tratamentos fluam mais rapidamente.
Através da leitura de dados por um software de impressão 3D, ela recria qualquer tipo de objeto. Podem ser brinquedos, peças de máquinas e até próteses humanas.
A impressão é feita de camada em camada até que o produto tome sua forma final. Os principais materiais usados na impressão são:
- ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno): um tipo de plástico que é leve e bastante resistente;
- PLA (Ácido Poliático): um polímero biodegradável.
Mas para aplicações dentárias, os materiais mais usados são a porcelana, a safira e o policarbonato.
Impressora 3D na odontologia
A impressão 3D na odontologia é utilizada principalmente nesses campos:
- Restaurações dentárias (próteses fixas e removíveis);
- Cirurgias buco-maxilo-faciais;
- Cirurgias de correção;
- Fabricação de modelos e alinhadores;
- Fabricação de implantes.
Vantagens
A principal vantagem do scanner odontológico 3D é a agilidade. A fabricação de uma prótese, por exemplo, que dura em média quinze dias até ficar pronta, passaria a ficar em, no máximo, um dia.
Portanto, isso reduz o tempo de processo de modelagem e de colocação do implante no paciente.
Além disso, não é mais necessário enviar o projeto ao laboratório, pois todo o processo passaria a ser realizado no próprio consultório do dentista.
Saiba quais são todas as vantagens da odontologia 3D:
- Otimizar os processos no consultório;
- Armazenamento digital dos modelos;
- Oferecer ao paciente produtos mais resistentes e com alto grau de precisão;
- Aumentar a produtividade do tratamento.
Fora esses tópicos e falando por um viés empreendedor, o dentista tem a chance de se destacar porque dificilmente os consultórios estão munidos com esse tipo de equipamento.
Seu uso também disponibiliza um lucro maior para o profissional. O preço do procedimento é maior do que o tradicional. No entanto, em decorrência de sua alta prestatividade, a técnica acaba valendo a pena.
Sua agilidade aumenta a rotatividade e produtividade no consultório, consequentemente o número de pacientes e o lucro. É um investimento para longo prazo.
Preço
O preço da máquina gira em torno de R$ 5 mil. Mas o dentista terá de comprar o software de computador que realizará a leitura, os materiais de impressão e cuidar da manutenção do aparelho.
E como dissemos, em comparação à satisfação do paciente e às vantagens em sua utilização, o custo da impressora 3D passa a ficar em segundo plano.