Implante sem corte garante agilidade do procedimento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Inovação tecnológico diminui a dor na hora de colocar implantes dentários

Não é novidade que um grande número de pessoas deixa de ir ao consultório odontológico por medo ou receio de sentir dor. Alguns tratamentos, como o implante sem corte, foram desenvolvidos para facilitar a vida dessas pessoas.

Para os chamados odontofóbicos, um procedimento sem pontos, sangramentos e inchaços é uma vantagem. O implante sem corte proporciona isso e muito mais.

Implante sem corte é uma das novidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia. Conhecido também por cirurgia guiada, esse procedimento tem o planejamento e a realização facilitados pela utilização de softwares digitais.

Como ocorre a cirurgia do implante sem corte?

Em uma cirurgia de colocação de implante dentário convencional, o profissional da odontologia faz cortes na gengiva. Dessa maneira, é possibilitada a colocação do pino que, por sua vez, acolherá a prótese dentária.

Já no procedimento que visa a colocação de implante dentário sem corte, o planejamento acontece de forma virtual. Para isso, são realizados exames de tomografia computadorizada que geram imagens digitais da arcada.

Assim, o cirurgião-dentista pode planejar o tratamento, escolhendo, por exemplo, a melhor posição e inclinação para a prótese. Tudo isso sem a necessidade de realizar os temidos cortes na gengiva.

O próximo passo é a confecção da guia cirúrgica, utilizada para direcionar o local exato da colocação do implante. Ao final, é realizada apenas uma pequena perfuração, de cerca de 2,7 mm de diâmetro, para cada implante.

Um componente cicatrizador também é instalado para agilizar ainda mais o processo.

Vantagens do implante sem corte

A técnica de implante sem corte na boca tem como principal vantagem a agilidade.

Isso porque, uma vez que dispensa a realização de pontos ou suturas na boca do paciente, o procedimento economiza bastante tempo, tanto do profissional, quanto do paciente.

Essa agilidade se estende também aos cuidados após a cirurgia, uma vez que o método sem corte diminui os riscos de inchaço, sangramento e apresenta cicatrização acelerada.

A precisão do procedimento também é ampliada, ao passo que o implante dentário sem corte requer uma quantidade menor de anestesia para sua realização.

Desvantagens do implante sem corte

A principal desvantagem do implante sem sofrimento está relacionada a seu custo, que é mais elevado quando comparado aos métodos de implante convencionais.

Ainda, em alguns casos, existe a necessidade da realização de procedimentos de correção da gengiva para obter um melhor efeito estético.

Como ocorre a recuperação do implante sem corte?

Uma vez que esse método é pouco invasivo, a sua recuperação também é mais ágil e fácil. Desse modo, entre alguns dos cuidados que as pessoas que passarem pelo procedimento devem tomar, estão:

  • Manter uma boa saúde bucal;
  • Evitar hábitos nocivos, como fumar;
  • Visitar o médico dentista para que o profissional avalie e realize as manutenções necessárias para o procedimento.

Indicações do implante sem corte

Esse método é indicado especialmente para pessoas que perderam todos ou quase todos os elementos da arcada dentária ou já fazem uso de dentaduras.

Para a realização do implante sem corte é necessário que o paciente esteja com a saúde bucal em dia.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.