Hipoparatireoidismo pode prejudicar a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Hipoparatireoidismo é causado pela queda na produção hormonal das glândulas paratireoides

O cálcio é essencial para diversas áreas do corpo, principalmente para nossos dentes. No entanto, sua falta traz danos para nossa saúde, como o hipoparatireoidismo.

Inclusive, o hipoparatireoidismo pode afetar sua saúde bucal. Mas o que é isso?

O hipoparatireoidismo é uma doença proveniente de problemas relacionados com a produção do hormônio PTH nas glândulas paratireoides.

Uma vez que esse hormônio está diretamente ligado à circulação de cálcio no sangue, o hipoparatireoidismo pode causar, além dos sintomas comuns, algumas complicações para a saúde bucal.

Quais são as causas do Hipoparatireoidismo?

Apesar de ser rara, as possíveis causas para a doença da diminuição do hormônio PTH são diversas. Dentre elas podemos citar:

  • A retirada das glândulas paratireoides em cirurgias na área da cabeça ou do pescoço;
  • Desenvolvimento relacionado a causas genéticas ou a doenças autoimunes;
  • Tratamento de câncer, por conta da radioterapia.

Sintomas do Hipoparatireoidismo

Os sintomas do hipoparatireoidismo mais comuns são:

  • Formigamentos e espasmos musculares;
  • Câimbras;
  • Sensação de fraqueza muscular;
  • Dores musculares;
  • Risco de convulsões;
  • Alterações nos batimentos cardíacos e em estruturas como pele e cabelos.

Hipoparatireoidismo e odontologia

A falta do hormônio PTH provoca uma condição chamada hipocalcemia, e essa é a principal ligação do hipoparatireoidismo na odontologia.

Isso porque a falta de cálcio pode comprometer diretamente as estruturas que fazem a sustentação dos elementos da arcada dentária. Dessa maneira, em casos mais graves pode vir a ocorrer a perda dos dentes do paciente afetado.

Outro sintoma da falta de cálcio é a hipoplasia do esmalte dentário, caracterizada por ser uma doença que atrapalha e que impede a formação do esmalte dentário.

Esse esmalte, por sua vez, é responsável por proteger os dentes da ação de bactérias e manter essa estrutura forte e resistente. Então, se ele estiver acometido, os dentes ficarão muito mais propensos a desenvolver doenças infecciosas.

Um grande exemplo é a cárie dentária, uma lesão estrutural causada pela invasão de microrganismos que perfuram o dente e formam placas duras.

O surgimento da candidíase oral também pode ser um dos sintomas. Ela é uma doença infecciosa que provoca alterações inconvenientes, como a formação de manchas brancas na boca, ardência, vermelhidão, mau hálito e boca seca.

Esse problema normalmente é motivado pela ação de fungos em nossa cavidade bucal. Então, não efetuar uma boa higienização, principalmente na língua, onde acumula-se bastante microrganismos em sua porção posterior, será um forte desencadeador.

Tratamentos do Hipoparatireoidismo

Em geral, o tratamento dessa condição auxilia o paciente a recuperar a quantidade comum de cálcio na corrente sanguínea.

Para isso, nas ocorrências mais graves, o recurso terapêutico é feito com a aplicação de substâncias com cálcio diretamente nas veias.

Já para as situações menos severos, basta a reposição do cálcio e da vitamina D por meio de medicação ou de suplementação.

Quanto à saúde bucal, é muito importante ressaltar que os pacientes com hipoparatireoidismo precisam zelar pelos seus dentes e sua boca, realizando uma limpeza cuidadosa e minuciosa. Fora isso, não se pode deixar de lado as visitar periódicas ao dentista.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.