Heterodontia: tire todas as suas dúvidas sobre o tema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios da heterodontia para a saúde bucal

Você já parou para pensar nos dentes dos seres do mundo animal? Quantos dentes será que eles têm e como? E nós humanos? Como são as definições da nossa dentição? Pu, ainda, você já escutou a expressão heterodontia?

Uma das características dos dentes humanos quando sorrimos ou falamos, é que conseguimos notar a diferença nos nossos dentes. Mas, afinal, o que é a heterodontia?

Heterodontia é a manifestação de mais de dois ou mais de três tipos de dentes. E a manifestação é no mesmo indivíduo. Neste artigo vamos entender mais sobre o tema!

Conhecendo mais sobre a heterodontia

Como acabamos de ver, a heterodontia representa a manifestação de mais de dois ou três tipos de dentes. Desse modo, uma curiosidade é que a maioria dos dentes dos vertebrados apresentam essa característica.

Mas será que é possível manifestar menos de dois tipos de dentes? A resposta é sim: isso significa que o ser apresenta a homodontia.

Os peixes, os crocodilianos, os ofídios e alguns mamíferos são animais que apresentam a homodontia. Além disso, você sabia que fora os tipos de dentes, os animais também apresentam tipos de dentições?

Ou eles apresentam apenas uma dentição ou duas. Na presença de duas dentições, que é a temporária e a permanente, damos o nome de difiodontia.

Portanto, a maioria dos mamíferos, inclusive nós, são difiodontes.

Como é a anatomia dental humana?

Como já vimos, os humanos têm duas dentições, a temporária e a permanente. Dessa forma, a temporária é chamada de dentição decídua e o primeiro conjunto dentário existente.

No total, são 20 dentes decíduos que servem como marcadores de posições para o futuro conjunto dentário permanente. Eles são similares aos dentes de leite, porém mais fortes.

Quando nos tornamos adultos, os nossos dentes se desenvolvem. Desse modo, a nossa arcada dentária fica formada por 32 dentes.

A morfologia dental, então, classifica os dentes em:

  • Incisivos: temos 4 superiores e 4 inferiores. Eles são os primeiros dentes que vemos quando sorrimos. Eles são chapados e afiados. Assim, servem para cortar alimentos.
    Incisivo Superior Central;
    Incisivo Superior Lateral;
    Incisivo Inferior Central: e
    Incisivo Inferior Lateral.
  • Caninos: temos 2 superiores e 2 inferiores. Eles são pontudos e servem para rasgar alimentos.
    Dois Caninos Superiores; e
    Dois Caninos Inferiores.
  • Pré-molares: temos 8 dentes pré-molares. Eles se localizam entre os caninos e os molares. Servem para triturar os alimentos.
    Quatro Pré-Molares Superiores; e
    Quatro Pré-Molares Inferiores.
  • Molares: temos 8 dentes molares. Eles se localizam no fundo da nossa boca. Eles são lisos e servem para triturar e mastigar os alimentos.
    Quatro Molares Superiores; e
    Quatro Molares Inferiores.
  • Sisos: algumas pessoas apresentam os dentes do siso, mas não é regra. No total, são 4 dentes, mas o crescimento varia de pessoa para pessoa. São os últimos a nascerem e normalmente são extraídos por atrapalharem a posição dos outros dentes na boca.
    Dois Sisos Superiores; e
    Dois Sisos Inferiores.

Agora que você já conhece sobre os dentes dos humanos e suas características, por exemplo, a heterodontia, marque uma consulta com o dentista de confiança. Ele é o mais indicado para cuidar do seu sorriso!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.