Gosto metálico na boca é sinal de problemas de saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Desde problemas no organismo até sintomas psicológicos, é preciso estar atento ao gosto metálico

Os problemas com o paladar são mais comuns do que imaginamos e aparecem o tempo todo nos consultórios odontológicos. Pacientes com um gosto metálico na boca são um exemplo.

Dessa forma, é fundamental que o cirurgião-dentista saiba como proceder e identificar então se o gosto metálico na boca é origem de um problema maior.

Estar com gosto metálico na boca pode sim significar a presença de uma doença, caso da disgeusia. Porém, diversos fatores, inclusive externos, como a alimentação, podem trazer essa sensação de uma mudança no paladar.

É sobre isso que falaremos neste artigo!

Principais Causas do Gosto Metálico na Boca

São muitas as causas do gosto metálico na boca. Entre esses possíveis motivos, podemos observar então:

  1. Alterações hormonais durante a gravidez;
  2. Alimentação;
  3. Uso de medicamentos como metronidazol, antibióticos, vitamina B12 e ferro;;
  4. Boca seca por diminuição da produção de saliva (xerostomia);
  5. Intoxicação por mercúrio ou chumbo;
  6. Uso de prótese mal posicionada ou aparelhos ortodônticos por longos período sem revisão;
  7. Infecção e alguns tipos de cirurgia no ouvido;
  8. Dengue;
  9. Doença de Ménière;
  10. Distúrbios neurológicos;
  11. Insuficiência renal.

Normalmente, ao identificar e diagnosticar a causa do problema, um clínico geral ou ainda um médico da família, pode indicar as melhores opções de tratamento, ou até mesmo encaminhar para um outro profissional.

Ansiedade Causa Gosto Metálico na Boca?

Todas alterações no paladar podem ser um sinal de alerta importante que o corpo está dando, tentando avisar que sua saúde pode estar em risco.

Dessa forma, não são todas as pessoas que sabem, mas a ansiedade, por exemplo, é um dos principais quadros que tem como sintoma esse gosto de ferro diferenciado.

Uma vez que a quantidade de saliva na boca fica reduzida nos pacientes que sofrem de ansiedade, é daí que vem esse desconforto no gosto.

Além disso, esse desconforto caba aparecendo também na hora de engolir, diminuindo o paladar da pessoa, trazendo uma sensação de queimação na língua e até mesmo formando feridas na boca.

Porém, existe sim uma forma correta e mais simples de identificar se esse gosto de metal está de fato ligado com a ansiedade.

O que costuma ser analisado então é, enxergar se a condição está ou não acompanhada de outros sintomas que são comuns nesses quadros, por exemplo:

  • Aceleração do batimento cardíaco
  • Cansaço excessivo
  • Dificuldade de concentração
  • Perda de memória
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Transpiração que não é relacionada ao calor
  • Aumento significativo na vontade de urinar

O ideal então é que o profissional que está envolvido no tratamento analise todas essas questões, conseguindo assim oferecer os melhores e mais efetivos cuidados para o seu paciente.

Gosto Metálico na Boca e a Disgeusia

disgeusia é basicamente uma diminuição ou ainda alteração no paladar.

Normalmente, ela acontece em pacientes que estão em tratamento de câncer, ou seja, que estão em constante contato com radioterapias e também quimioterapias.

Além disso, é muito comum que ela se manifeste também em pacientes que estão tratando casos de hipertensão com certos medicamentos.

O que é comum independente do caso, é o fato de que, essa doença tem como principal causa a deficiência de zinco no sangue.

Não somente o paladar, a disgeusia também tem fortes efeitos no sistema olfativa, uma vez que é o cheiro faz parte do gosto dos alimentos.

Sintomas e Efeitos da Disgeusia

Os únicos profissionais da saúde que podem diagnosticar a doença são médicos ou dentistas. Porém, o sintoma mais aparente e que é o principal sinal, é a perda ou alteração do paladar.

Ainda assim, por mais que essas mudanças ocorram, é muito difícil e raros os casos em que há uma perda completa das sensações gustativas.

Na maioria das vezes, o que acontece é apenas uma distorção no paladar, ou ainda, assim como estamos discutindo neste artigo, um gosto de metal ao ingerir os alimentos.

Efeitos no Corpo

Os efeitos dessa doença mais aparente no corpo, além dessa perda ou distorção que já comentamos anteriormente, é o prejuízo alimentar que o paciente sofre.

Isso acontece principalmente ao fato de que, uma vez que o gosto dos alimentos está afetado, ou até mesmo irreconhecível, automaticamente é normal que a pessoa se sinta desmotiva a se alimentar.

Dessa forma, acaba naturalmente diminuindo a quantidade de alimentos que é ingerida, podendo levar a outras complicações com essa origem.

Para os casos de pacientes que já estão em tratamento de câncer, por exemplo, isso pode ser muito prejudicial, pois o corpo não estará mais recebendo a quantidade necessária de alimentos para que esteja saudável, resistindo aos medicamentos.

É por isso que, logo nos primeiros sintomas um médico já deverá ser acionado. É importante lembrar também sobre a importância de um acompanhamento nutricional, com objetivo de fornecer os alimentos ideais para o paciente.

Alguma das principais formas e estratégias nutricionais de tratamento são então:

  • Consumir alimentos frios ou à temperatura ambiente;
  • Adicionar mais condimentos e especiarias aos alimentos;
  • Reduzir o consumo de alimentos amargos ou metálicos como o café, chocolate e carne vermelha, mas não se esquecer das proteínas;
  • Escolher produtos proteicos com sabor suave como frango, laticínios e ovos;
  • Comer pequenas refeições várias vezes ao dia e evitar alimentos com cheiros fortes.

Para pacientes que apresentam um quadro de disgeusia devido ao uso de medicamentos, ao cortar o uso, os sintomas desaparecem.

Porém, interromper um tratamento por conta própria não é correto, consulte seu médico.

Como Eliminar o Gosto Metálico na Boca?

Para eliminar esse gosto de ferro na boca, tudo irá depender então da identificação e do tratamento que, normalmente, é específico da sua causa inicial.

Ainda assim, existem algumas situações, como é o caso da gravidez em que, esse gosto metálico na língua desaparece de forma natural ao longo da gestação, ou ainda, logo que o bebê nasce.

Dessa forma, o ideal é sempre consultar um profissional que possa diagnosticar exatamente qual a raiz do problema que está causando o gosto metálico na boca, evitando complicações de um tratamento inadequado.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.