Glutaraldeído tem impacto negativo na saúde dos trabalhadores

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Atualmente essa solução é pouco usada na odontologia, mas é importante conhecer seus riscos

Utilizado para desinfecção de instrumentos, o glutaraldeído é uma substância usada em diversos processos. Ele serve, por exemplo, para realizar a esterilização de artigos críticos termossensíveis.

O glutaraldeído é ainda um dos principais componentes da tão conhecida progressiva para cabelos, mesmo já tendo sido comprovado seus riscos quando usado dessa maneira.

Dessa forma, o glutaraldeído é uma solução cujo seu estado é em forma de líquido oleoso, usada principalmente como um desinfetante e outros produtos químicos industriais.

O Que é o Glutaraldeído?

Além de ser um agente desinfetante bactericida, apresenta uma rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Dessa forma, é ainda eficaz contra a Mycobacterium Tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV, além de ser lentamente efetivo contra esporos.

A esterilização de instrumentos metálicos, tubos silicone ou PVC, componentes metálicos utilizados na endoscopia, também pode ser feita com esse composto.

Cuidados no Uso do Glutaraldeído

Apesar de ser um componente presente em diversos produtos conhecidos e bom para o controle de infecção, apresenta alguns riscos à saúde.

Por isso, é necessário saber como manuseá-lo de forma correta, alcançando sua ação efetiva sem impactos. Desse modo, alguns cuidados são:

  • Necessário observar sua coloração, que costuma ser esverdeada. Além disso, deve-se notar a presença de matéria orgânica em suspensão após uso;
  • Deve ser observada a validade do produto após este ser diluído de acordo com as instruções do fabricante, o que normalmente é de 14 ou 28 dias;
  • O recipiente utilizado para armazenar e preparar a solução ativada de Glutaraldeído deverá possuir uma tampa e ser mantido sempre fechado;
  • O material que será imerso deverá estar higienizado de maneira rigorosa, enxaguado e estar seco, evitando então a contaminação da solução ou alteração de sua concentração devido à presença de água no material em uso;
  • É importante ainda marcar exatamente a hora em que foi submerso e retirar para desinfecção após trinta minutos ou conforme a orientação do fabricante;
  • No momento da esterilização normalmente o tempo utilizado é de 8 a 10 horas;
  •  O recipiente onde a solução de Glutaraldeído ativada será colocada e mantida, deverá ainda ser identificado com data de ativação e de preferência o profissional que a preparou.

Riscos do Glutaraldeído Para Saúde

Muitos relatos de fixação e impregnação de matérias orgânicas foram registrados a partir do uso do glutaraldeído. O que ocasionou então uma dificuldade de remoção das sujeiras, aumentando o risco de infecções.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os efeitos adversos que mais aparecem com seu uso são:

  • Náusea
  • Cefaleia
  • Obstrução das vias aéreas
  • Asma
  • Renite;
  • Irritação dos olhos
  • Dermatite
  • Descoloração da pele

Dessa forma, é extremamente importante que os profissionais que trabalham com o produto devem adotar as precauções apropriadas para proteger a pele, evitando assim a inalação e também o contato direto.

E o Papel do Glutaraldeído na Odontologia?

Por ser muito utilizado na esterilização de equipamentos, o glutaraldeído era usado pelos dentistas. Porém, após sua proibição em alguns Estados, foi substituído por autoclaves e estufas.

Atualmente, glutaraldeído é minimamente ou zero usado na odontologia. No entanto, é importante que o profissional esteja ciente de que, para esterilizações, os métodos térmicos são os mais eficientes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!