Glossite romboidal mediana altera a saúde da língua

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais são os sintomas da glossite romboidal mediana

Quando a nossa língua está machucada ou adoecida, suas cores, texturas ou forma mudam. Isso ocorre, por exemplo, quando manifestamos a glossite romboidal mediana.

O nome pode soar estranho, porém, pode ficar tranquilo! Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a glossite romboidal mediana. Mas, afinal, o que ela é?

A glossite romboidal mediana é uma inflamação que se manifesta na língua. Ela atinge o dorso do órgão. Apesar de ser benigna inicialmente, é ideal buscar o tratamento com um profissional de confiança. Isso porque a inflamação pode atingir e causar danos nas papilas gustativas.

Quais são as causas da glossite romboidal mediana?

A atrofia papilar central da língua, como também é chamada a inflamação lingual, está ligada ao fungo Candida albicans.

Por esse fungo também causar a candidíase oral, os cirurgiões-dentistas acreditam que essas duas alterações bucais podem estar relacionadas.

Sintomas frequentes

Alguns dos sintomas mais frequentes que os pacientes manifestam quando tem a infecção na língua são:

  • Vermelhidão;
  • Elevação das papilas;
  • Aparecimento de pequenos nódulos;
  • Língua com o aspecto liso;
  • Manchas vermelhas ou brancas;
  • Manchas brilhantes

Tratamentos mais eficazes

Como vimos, essa alteração na língua pode prejudicar as papilas gustativas. Assim, é ideal que você procure por um cirurgião-dentista logo que notar os primeiros sintomas. Ele te indicará qual o será o melhor tratamento.

No entanto, já adiantamos que para tratar a inflamação na língua, os profissionais recomendam o uso de agentes antifúngicos orais. As dosagens serão administradas pelo profissional.

Cuidados bucais

Você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral para evitar que as bactérias e os fungos se proliferem na boca. Por isso, ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros na língua.

Assim, separamos as recomendações mais indicadas pelos dentistas para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, fique atento: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem fungos e bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Além disso, lembre: é importante tentar não passar a escova bruscamente, porque isso pode machucar órgão.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Além disso, o seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. E, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder. Assim, carregue sempre uma garrafinha de água na sua bolsa.

Além disso, faça visitas regulares ao seu dentista de confiança. Assim, você pode conferir se a sua língua está saudável e sem nenhuma manifestação da glossite romboidal mediana! Se previna e tenha um sorriso perfeito!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.