Glossectomia é realizada em casos de câncer bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Retirada da língua requer adaptação por parte do paciente

Quando um câncer se instala no interior da boca, a realização de alguns procedimentos radicais pode ser necessária. Entre eles, podemos citar a cirurgia de glossectomia.

Você conhece as principais características, possíveis complicações e quais são as indicações para o procedimento de glossectomia?

Glossectomia é um procedimento cirúrgico que visa a remoção total ou parcial da língua. Em geral, ela está relacionada à casos de câncer na boca.

Quando uma Glossectomia é necessária?

Em geral, o procedimento de glossectomia é realizado em casos de tumor e câncer bucal que se desenvolveu na região da língua.

O processo do câncer na boca se dá pela divisão descontrolada de células incomuns ao corpo nessa região. Assim, um motivo frequente para o desenvolvimento de câncer na região da boca é o consumo de tabaco.

Ainda, a ingestão de bebidas alcoólicas ou outros hábitos nocivos, como o de não cuidar da sua higiene bucal, podem estar associados. Além disso, a glossectomia também pode ser indicada em casos de macroglossia.

Isso porque a macroglossia é caracterizada pelo crescimento anormal da língua. Em geral, seu desenvolvimento está associado à questões genéticas.

Ainda, ela pode acarretar uma séries de consequências negativas para a saúde bucal, como a má oclusão, além de dificuldades para a sucção e para a deglutição.

Características da Glossectomia

São dois os tipos de cirurgia de retirada da língua existentes.

  • A glossectomia parcial consiste na remoção apenas da parte da língua afetada pelo câncer bucal.
  • Já a glossectomia total consiste na retirada da língua em toda a sua integridade.

Complicações da Glossectomia

Posteriormente a realização do procedimento, algumas complicações ou dificuldades podem se manifestar para o paciente.

Isso porque a língua é um elemento importante para a realização de diversas atividades da cavidade bucal e sua retirada provoca uma mudança radical.

Desse modo, em casos de cirurgia de remoção total ou parcial da língua, haverá perda do paladar, dificuldades de deglutição, de mastigação e alterações na fala.

Contudo, a adaptação é possível, principalmente quando se conta com profissionais especializados em fonoaudiologia, por exemplo.

Outros tratamentos para o câncer bucal

Existem alguns outros tipos de cirurgia para câncer de boca que podem ser necessárias. Entre alguns exemplos, podemos citar:

  • Cirurgia Micrográfica de Mohs – esse procedimento consiste na retirada da lesão tumorosa. Para isso, são utilizados exames micrográficos.
  • Mandibulectomia – esse tipo de cirurgia visa a remoção de parte do osso mandibular atingido por uma lesão tumorosa.
  • Maxilectomia – esse procedimento consiste na remoção total ou parcial do osso maxilar. Ele é indicado para casos nos quais o câncer afetou a região do palato duro.
  • Laringectomia – a remoção da laringe pode ser necessária após uma cirurgia de retirada da língua ou da orofaringe. Isso porque existem riscos de o alimento chegar à traqueia ou aos pulmões, o que causaria grandes transtornos. Posteriormente à esse procedimento, é necessária a realização de uma traqueostomia para que o paciente possa respirar.

Assim como a glossectomia, todas essas cirurgias apresentam riscos. Por isso, é muito importante que sejam realizadas por um profissional especializado e de confiança.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.