Gengivite na terceira idade requer cuidados e tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui dicas para evitar a gengivite na terceira idade

Quando envelhecemos, é normal que a nossa saúde se torne mais frágil. Por isso, é extremamente importância que os cuidados sejam redobrados. Frequentar o dentista, por exemplo, é essencial para evitar a gengivite na terceira idade.

Ela é diagnosticada pelo odontogeriatra ou pelo clínico geral. E, é a partir do diagnóstico e análise do quadro clínico que o profissional busca o melhor tratamento para a gengivite na terceira idade. Mas, afinal, o que ela é?

Gengivite na terceira idade é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa inflamação é a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a gengivite na terceira idade. Vamos começar?

O que causa a gengivite na terceira idade?

As principais causas da gengivite no idoso são:

  • Falta de higiene oral;
  • Boca seca; e
  • Mudanças hormonais.

Os fatores de risco são:

  • Problemas de visão;
  • Problemas motores;
  • Diabetes;
  • Uso de medicamentos; e
  • Fumo.

Sintomas Frequentes da Gengivite em Idosos

A gengivite nos idosos normalmente não causa dor ao paciente no seu estágio inicial, mas alguns dos sintomas podem começar a se manifestar, caso a inflamação fique mais grave. Os principais sintomas são:

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída; e
  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

Assim que você notar mudanças, busque pelo profissional de confiança.

Diagnóstico é Essencial em Casos de Gengivite!

Para determinar o estágio da gengivite no idoso, o profissional fará exames. O primeiro a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. No exame físico, ele analisa toda a região anatômica da boca. Caso haja necessidade, pode pedir por exames complementares.

Como é o tratamento da Gengivite na Terceira Idade?

O profissional realiza a limpeza dos dentes, também conhecida como profilaxia. Assim, o dentista remove toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente.

Atenção: como já vimos, a gengivite é a fase inicial da doença periodontal – alteração que afeta a gengivas e, em casos mais graves os ossos.

Por isso, é essencial que o idoso passe pelo tratamento. Assim, é possível evitar a manifestação das doenças periodontais nos idosos de forma mais agressiva.

Cuide da sua saúde bucal na terceira idade!

O caminho mais prático para evitar a gengivite é cuidar da saúde bucal dos idosos. Por isso, faça a escovação depois das refeições e antes de ir dormir, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.

Dê preferência para escovas de cerdas macias ou escovas elétricas. Além disso, se mantenha hidratado e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.

Por fim, visite o dentista ou o odontogeriatra para o acompanhamento regular da sua saúde bucal. Assim, você consegue evitar a gengivite na terceira idade.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!