Frênulo Lingual impacta os movimentos da língua

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os problemas nessa área podem ser identificados logo após o nascimento

O melhor jeito de prevenir qualquer doença é entender suas causas e especificidades. No caso da saúde bucal, também é importante conhecer a anatomia da boca e seus elementos, como o frênulo lingual.

É verdade que o próprio nome já aponta a localização do frênulo lingual. No entanto, há muito mais do que apenas sua localização para descobrir. Então vamos começar pelo básico: o que é frênulo lingual?

O frênulo lingual é popularmente conhecido como “freio da língua”. Ele fica na parte inferior e é um pedaço de tecido, uma membrana mucosa, que restringe o movimento da língua. Você pode facilmente vê-lo se abrir a boca em frente ao espelho e colocar a ponta da língua no céu da boca. É o responsável pela famosa “língua presa”.

Uma estrutura tão simples pode parecer inofensiva. No entanto, alterações no frênulo lingual podem causar problemas na fala e desmame precoce. Por sorte, já existem maneiras de prevenir e corrigir esses problemas. Confira aqui tudo o que você precisa saber!

Quais as funções do frênulo lingual?

As funções do freio lingual são, basicamente, para apoio da língua. Como é o frênulo quem limita o alcance da língua e a mantém presa a estrutura bucal, todos os movimentos também o atingem.

Ou seja, nós só conseguimos falar, sugar, mastigar, mostrar a língua, dentre outras funções, graças ao frênulo lingual. Por isso, qualquer defeito nessa estrutura prejudica, diretamente, as funções básicas da língua.

O que é frênulo lingual curto?

Essa é a alteração mais comum que ocorre no freio da língua. Também é conhecido como “língua presa”. Nesses casos, a pessoa nasce com a membrana menor e mais grossa, limitando o alcance da língua. Em alguns casos, a língua sequer consegue se projetar para fora da boca ou além dos dentes.

O problema pode ser detectado logo após o nascimento, com o Teste da Linguinha. O exame é obrigatório em todos os recém-nascidos e fornece diagnóstico confiável e precoce. Isso já avisa aos pais quais cuidados devem ter e que profissionais devem procurar para que isso não se torne um problema na vida do bebê.

Quais são os prejuízos da língua presa?

Os prejuízos da língua presa vão muito além dos problemas com a fala. Embora a fala seja importante para a comunicação, em muitos casos, o paciente pode não precisar de nenhuma intervenção cirúrgica para superar os problemas de fala. No entanto, em alguns casos, apenas a cirurgia pode garantir uma boa qualidade de vida.

Há outros fatores mais preocupantes no entanto. A sucção, por exemplo, é um dos fatores afetados pelo frênulo lingual curto. Isso significa que o bebê pode ter severas dificuldades para se alimentar, o que causa o abandono precoce da amamentação.

Nós já falamos da importância da amamentação para o bebê. Ela é uma das principais responsáveis pela saúde bucal das crianças e tem influência na fala. Ou seja, os problemas se somam!

Qual o tratamento para frênulo lingual curto?

A anquiloglossia, outro nome para língua presa, pode ser tratada por dentistas. No entanto, o ideal é que seja feito um acompanhamento em conjunto, principalmente nos primeiros anos da criança.

Em alguns casos, pode não ser necessária fazer qualquer intervenção médica, por isso o acompanhamento com diversos profissionais é aconselhado.

Quanto mais tratamentos preventivos e exercícios, melhor para a criança. Comece cedo para melhores efeitos!

Sim, também existe uma cirurgia. A frenulectomia pode ser feita em consultório, com anestesia local. É simples de ser feita, mas não é indicada a menos que os outros tratamentos não tenham surtido efeito.

Agora você conhece o frênulo lingual e sua importância! Viu como é importante conhecer mais sobre a sua boca?

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.