Frente Parlamentar da Odontologia atua no Congresso Nacional

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Frente Parlamentar da Odontologia visa avanços do setor por meio de atividades no Congresso Nacional

Diante do cenário da odontologia atual no Brasil e a necessidade de avanços na política de saúde bucal, foi criada a Frente Parlamentar da Odontologia.

Existem, atualmente, cerca de 200 Frentes Parlamentares no Congresso Nacional que se organizam para tratar das mais diversas questões como cultura, educação e saúde. Entre eles está a Frente Parlamentar da Odontologia.

Frente Parlamentar da Odontologia foi criada em novembro de 2007 com o objetivo de apoiar e defender o trabalho dos profissionais que atuam na área, além de acompanhar os trâmites legislativos na esfera do Congresso.

O que é Uma Frente Parlamentar?

Uma Frente Parlamentar constitui-se em uma associação de deputados que, junto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, discutem o aprimoramento da legislação e de políticas públicas sobre determinado setor de interesse da sociedade.

Trata-se de entidades civis de natureza pública, suprapartidárias e sem fins lucrativos que agem a favor do interesse público. Com ênfase, por exemplo, em determinar área como s odontologia.

Portanto, uma Frente Parlamentar é formada por um grupo de representantes do Poder Legislativo que se juntam para defender uma causa.

Além disso, também se informam sobre o que tramita na Câmara dos Deputados, Senado e Congresso Nacional a respeito do tema com que trabalham.

Como Atua a Frente Parlamentar da Odontologia?

A criação da Frente Parlamentar da Odontologia é uma conquista do Conselho Federal de Odontologia para trabalhar a favor de avanços na política de saúde bucal brasileira.

Dessa forma, os assuntos debatidos por parlamentares ligados à odontologia são acompanhados de perto pelo CFO, garantindo maior empenho na procura de soluções e resultados.

A medida para a crianção da Frente é uma resposta às estáticas que configuram o cenário da odontologia no país.

De acordo com as pesquisas do CFO existem no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas que nunca entraram em um consultório odontológico.

Assim, a Frente promove, incentiva e apoia movimentos sociais, junto aos órgãos públicos, como o Ministério da Saúde, em defesa do setor.

Além disso, tem por finalidade atender as demandas políticas der Cirurgiões Dentistas e Entidades.

O principal objetivo da Frente é criar um canal de comunicação com os parlamentares para promover uma voz mais ativa da odontologia no Congresso Nacional.

Dentre as conquistas da Frente e os projetos ainda em trâmite vale a pena destacar:

  • Assistência odontológica em hospitais;
  • Defesa da atuação dos mais de 500 mil dentista e técnicos de odontologia do país;
  • Atendimento mais acessível à população;

O último ponto, em especial, é um dos projetos prioritários da Frente. Trata-se da instituição da Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, o atendimento odontológico é executado por meio do programa Brasil Sorridente, que atende cerca de 104 milhões de pessoas por ano.

Portanto, a proposta é incluir e regulamentar a assistência à saúde bucal dentro do Sistema Único de Saúde.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Frente Parlamenta da Odontologia? Aqui na Simpatio você encontra muito mais artigos informativos relacionados à odontologia, é só conferir.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.