Fratura parassinfisária compromete funcionalidade da mandíbula

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui qual o melhor tratamento para uma fratura parassinfisária

Durante algum trauma, o nosso corpo pode sofrer um baque e, como consequência, ter uma fratura. Quando o trauma é perto da região da mandíbula, o paciente pode apresentar a fratura parassinfisária.

O diagnóstico é realizado por meio do exame clínico e por exames complementares. É a partir do diagnóstico certeiro de fratura parassinfisária que o profissional estabelece o melhor tratamento.

Fratura parassinfisária é um trauma que compromete a região do osso da mandíbula.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre a fratura parassinfisária. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre a Fratura Parassinfisária

A fratura na mandíbula comentada neste artigo, como o próprio nome sugere, acomete a região parassinfisária.

Ela pode comprometer apenas uma lado, mas quando compromete os dois lados é chamada de fratura parassinfisária bilateral.

A fratura pode ocorrer a partir de traumas na região da mandíbula. Por isso, batidas, acidentes, traumas esportivos e agressões podem ser a causa para a fratura.

Esse tipo de fratura na mandíbula compromete a região da linha média mandibular. Dessa forma, alguns riscos podem se manifestar como consequência da fratura.

As consequências da fratura incluem problemas na mastigação, movimentação e fonética. Além disso, um risco que pode acontecer em alguns casos clínicos é o da obstrução das vias aéreas.

Nesses quadros, os profissionais determinam que o tratamento deve ser feito com urgência.

Melhores Tratamentos

Antes do tratamento, os profissionais realizam o diagnóstico.

Dessa forma, são feitos os exames clínicos (anamnese e exame físico) e complementares (radiografias). Assim que o profissional avaliar os resultados dos exames e comprovar a fratura, o tratamento é planejado.

Na maioria dos casos, os profissionais indicam o procedimento cirúrgico para conseguir restabelecer a funcionalidade e estética da região fraturada. Além disso, eles indicam a fixação interna rígida.

Dessa forma, a fixação óssea é promovida a partir de uma osteossíntese. Isso é realizado a partir de placas de titânio.

Todo o tratamento é feito com o objetivo de reduzir os impactos e reduzir a fratura da mandíbula. É a partir do tratamento que o paciente consegue restabelecer a continuidade mandibular, bem como uma oclusão funcional.

Curiosidade: o tratamento é estabelecido, na maioria dos casos, por profissionais da traumatologia bucomaxilofacial. Para o planejamento do tratamento eles precisam levar em conta:

  • Redução;
  • Contenção;
  • Imobilização; e
  • Controle de infecção.

Outros Tipos de Fraturas

Além da fratura parassinfisária, os pacientes também podem apresentar outros tipos de lesões na mandíbula. Elas são caracterizadas pelo local em que a fratura mandibular aconteceu.

Dessa forma, as principais áreas comprometidas são:

  • Ângulo;
  • Côndilo;
  • Região molar;
  • Região mentoniana;
  • Sínfise;
  • Canino; e
  • Ramo e processo coronóide.

Curiosidade: na região da sínfise, as fraturas são chamadas de fratura de sínfise mandibular.

Agora que você já conhece mais sobre as fraturas mandibulares, como a fratura parassinfisária, que tal marcar uma consulta com o profissional de confiança? Dessa forma você consegue entender qual é o melhor tratamento para o seu quadro clínico.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.