Como fortalecer o esmalte dos dentes? Confira as dicas!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Boa higienização ajuda no fortalecimento do esmalte e evita problemas de saúde bucal

O esmalte é um tecido muito importante para a saúde bucal, uma vez que protege camadas internais do elemento, a dentina e a polpa dentária. Por isso, fortalecer o esmalte dos dentes é uma das melhores maneiras de preservá-lo.

Quando um indivíduo deixa de fortalecer o esmalte dos dentes pode desencadear a erosão dentária que, por sua vez, traz consequências como sensibilidade, cáries, rachaduras, quebras e dor. Isso ocorre porque o esmalte serve como proteção aos dentes e, enfraquecido, torna o dente mais suscetível a essas condições.

Para que nada disso aconteça é preciso fortalecer o esmalte dos dentes e, dependendo de cada caso, isso pode exigir tempo e recursos. Contudo, com ajuda profissional, uma higienização adequada e distância de certos hábitos, seu esmalte ficará forte e saudável.

Nesse artigo você vai conferir algumas dicas para fortalecer o esmalte dos dentes e o que evitar para manter esse tecido saudável. É só continuar por aqui!

Como Fortalecer os Dentes?

O primeiro passo para uma recuperação saudável do esmalte dentário é a visita ao dentista.

Apenas o dentista poderá determinar como fortalecer os dentes da melhor forma. Isso porque o tratamento pode depender muito do grau de erosão presente.

Por exemplo, os casos mais críticos podem exigir o revestimento de porcelana para proteger a dentina exposta.

Contudo, o tratamento utilizado pelos profissionais para a recuperação do esmalte dos dentes é a aplicação do flúor.

Isso porque o flúor atua durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na cavidade bucal.

Dessa forma, o flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes, deixando-o mais forte e resistente.

Vale lembrar que as visitas ao dentistas devem ser regulares, mais especificamente a cada seis meses, a fim de manter o esmalte forte e os dentes saudáveis.

Além das visitas regulares ao dentista, também é preciso proteger o esmalte dental em casa. Isso só é possível por meio de uma higiene bucal adequada.

Opte sempre pelo creme dental com flúor, lembre-se sempre do fio dental e, para finalizar, o enxaguante bucal.

O que é Bom Para Fortalecer os Dentes?

Após um tratamento profissional realizado pelo dentista e uma rotina de higienização eficiente dos dentes, outros métodos também podem ser utilizados para garantir o fortalecimento do esmalte.

E, assim, evitar suas consequências, como esmalte do dente trincado. Confira a seguir o que é bom para fortalecer os dentes:

  1. Use creme dental com baixe abrasividade: o excesso de substâncias abrasivas contribuem para o desgaste do esmalte e aumento da sensibilidade;
  2. Trate a retração gengival: a sensibilidade pode derivar do processo de diminuição das gengivas e exposição da raiz do dente, consulte seu dentista;
  3. Opte por cerdas macias: escova com cerdas macias protegem os dentes e as gengivas do atrito excessivo e são suficientemente eficazes para uma excelente limpeza;
  4. Mantenha uma dieta adequada: inclua no cardápio alimento com alto teor de cálcio

O Que NÃO fazer?

Assim como existem recomendações para um esmalte dentário mais saudável, também existem coisas que se deve evitar, a fim de preservá-lo. Confira:

  1. Diminua o consumo de alimentos ácidos, doces e carboidratos;
  2. Evite escovas os dentes com força ou ranger os dentes, uma vez que o atrito leva a erosão;
  3. Trate desordens alimentares como a azia, uma vez que o suco gástrico ajuda na erosão;

Gostou de saber como fortalecer o esmalte dos dentes? Marque uma consulta agora mesmo e avalie a saúde dos sues dentes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.